Stromata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Stromata é o terceiro trabalho na trilogia de Clemente de Alexandria sobre a vida cristã (os outros são Protrepticus e Paedagogus). Ele chamou este de Stromateis ("Miscelâneas") por lidar com uma variedade de assuntos.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Stromata avança mais do que os predecessores e persegue a perfeição da vida cristã pela iniciação no conhecimento. Ele tenta, com base nas Escrituras e na tradição, dar um relato tal da fé cristã que possa responder à todas as demandas de homens letrados e conduzir os estudantes às realidades mais internas da fé.

Clemente pretendia escrever apenas um livro sobre o assunto, mas pelo menos sete foram escritos sem que ele tenha conseguido tratar todos os assuntos propostos. A ausência de certas coisas definitivamente propostas levou alguns estudiosos a se questionarem se não haveria um oitavo livro, como pode parecer pelo relato em História Eclesiástica, de Eusébio de Cesareia[1] e as citações no Florilegia. Diversas tentativas foram feitas para identificá-lo em seus tratados curtos ou fragmentários.

De qualquer maneira, a "seleção" e os"trechos", que, agregados a uma parte de um tratado sobre o método lógico[2] , foram chamados de "oitavo livro" num único manuscrito do Stromata do século XI dC, não são também parte do Hypotyposeis, que sabe-se que Clemente escreveu. Esta obra - que sobreviveu apenas por fragmentos - era um breve comentário em passagens selecionadas cobrindo a Bíblia, como aparece nos fragmentos preservados por Ecumênio[3] e numa versão latina do comentário sobre as Epístolas Católicas feito a pedido de Cassiodoro.

Referências

  1. Eusébio de Cesareia. História Eclesiástica (em ). [S.l.: s.n.].
  2. Clemente de Alexandria. Stromata (em ). [S.l.: s.n.].
  3. Wikisource-logo.svg "Œcumenius" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.