Strongman Super Series

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Strongman Super Series (conhecido entre 2005 e 2008 como World's Strongest Man Super Series, retornou em 2009 como World Strongman Super Series),[1] foi uma sequência de eventos grand prix do atletismo de força (strongman).

Foi introduzido em 2001 em resposta a preocupações de que, ao contrário de outros esportes individuais, tais como golfe ou tênis, não havia uma turnê/digressão reconhecida internacionalmente do atletismo de força. Nesta sequência elegia-se o competidor mais destacado do ano.

Tipicamente, dez a doze atletas participavam em cada grand prix, comparecendo os seis melhores no ranking internacional e pelo menos quatro qualificados que acumulavam mais pontos. O vencedor de cada grand prix recebia dez pontos, o segundo colocado, nove, e assim por diante. O competidor com a maior pontuação no fim da série era considerado o campeão do mundo.

Os quatro melhores atletas de cada competição recebiam uma vaga automática para o World's Strongest Man.

O World’s Strongest Man Super Series foi visto por mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo, sendo televisionado por: Fox Sports, dos Estados Unidos e Austrália. Eurosport, Reino Unido e no Pacifico asiático. Channel 5, Reino Unido. CCTT, China. NTV, Rússia. TVN, Polónia. Dubai Sports Channel e Al Jazira, Oriente Médio. ESPN, América Latina.[2]

Campeões mundiais do Super Series[editar | editar código-fonte]

Segue abaixo a lista dos campeões:[3] [4] [5]

Ano Campeão Nacionalidade
2001 Magnus Samuelsson  Suécia
2002-3 Hugo Girard  Canadá
2003-4 Mariusz Pudzianowski  Polónia
2004-5 Mariusz Pudzianowski  Polónia
2005 Mariusz Pudzianowski  Polónia
2006 Mariusz Pudzianowski  Polónia
2008 Derek Poundstone  Estados Unidos
2009 Brian Shaw  Estados Unidos
2010 Brian Shaw  Estados Unidos

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]