Strozzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Strozzi eram uma mais antigas e importantes famílias patrícias da cidade de Florença, apenas ultrapassada em poder pelos Medici. A notoriedade da família remonta ao século XIII, tendo ao longo dos séculos seguintes desempenhado um papel determinante em muitos dos acontecimentos da Toscânia. Entre os seus membros contam-se diversas personagens importantes no mundo da política, das artes e da economia.

Origem e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A partir do século XIII a família foi progressivamente adquirindo riqueza, essencialmente através dos negócios bancários, consolidando-se no século XIV e passando a ter um papel de crescente importância nos negócios públicos de Florença.

Através de sucessivas alianças e rivalidades com os Medici, a outra poderosa família da cidade, os Strozzi ganharam grande notoriedade, liderando durante o século XVI a oposição ao crescente poder daqueles. Essa situação custou a diversos membros da família o banimento e o assassinato. Alguns aliaram-se aos franceses nas lutas do Piemonte e Toscânia, acabando por assumir grande relevo em França, com destaque para Piero Strozzi, que foi marechal de França e seu filho Filippo Strozzi, que comandou a guarda real francesa e foi coronel general do exército de França (isto é comandou o exército francês).

Nos séculos XV e XVI os Strozzi interessaram-se sobremaneira pelas artes, sendo dos maiores e mais ricos mecenas de Florença, para além de alguns dos seus membros terem sido notáveis poetas, escritores e pintores.

Através de casamentos e alianças sucessivas, os Strozzi adquiriram, entre outros, os títulos de príncipe de Forano e duque de Bagnolo.

O Palazzo Strozzi, que até 1907 pertenceu à família, foi deixado em legado ao estado italiano, sendo um dos mais notáveis edifícios de Florença.

Membros notáveis da família[editar | editar código-fonte]

Entre os membros mais notáveis da família Strozzi contam-se:


  1. Filippo Strozzi, o Velho (1428-1491),
    1. Filippo Strozzi, o Jovem (1488-1538) ∞ Clara de' Medici (* 1493, † 3 de Maio de 1528), uma irmã de Lorenzo II. de Medici.
      1. Piero Strozzi (1510-1558) ∞ 1539 Laudomia de Medici, irmã de Lorenzino de Medici.
        1. Filippo Strozzi (1541-1582), militar ao serviço de França, morto na batalha naval de Vila Franca do Campo, nos Açores.
      2. Leone Strozzi (* 1515, † 1554) membro da Ordem de Malta e mais tarde um notável almirante ao serviço da armada francesa. Participou, ao lado dos franceses, na luta contra os Medici, tendo falecido devido a ferimentos que sofreu durante o ataque a Sarlino.
      3. Roberto Strozzi ∞ 1539 Maddalena de Medici († 14 de Abril de 1583, uma irmã de Lorenzino de Medici


  • Faustina Strozzi é uma obra de Jonas Lie publicada no ano de 1875

Ver também[editar | editar código-fonte]

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • C. Guasti: Le Carte Strozziane (Florenz, 1884-1891)