Stuart Townsend

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stuart Townsend
Nascimento 15 de Dezembro de 1972 (41 anos)
Dublin,  Irlanda
Ocupação Actor
Cônjuge Charlize Theron (2001-2010) (Separado)
IMDb: (inglês)

Stuart Townsend (Dublin, 15 de dezembro de 1972) é um ator de cinema irlandês.

Filho de Peter e Lorna Townsend (falecida em 1994 e guitarrista da Banda Quem), decidiu não seguir a profissão de seu pai (jogador de golfe profissional) para se tornar um ator, influenciado na época pela sua namorada que estudava interpretação.

Começou a atuar em filmes caseiros produzidos no colégio enquanto dava continuidade ao seu curso para atores na "Gaiety School of Acting" em Dublin. Sustentava-se trabalhando como boxeador até sua estréia no cinema no filme 'Trojan Eddie' (1996).

Embora seu papel fosse pequeno, Stuart chamou a atenção de um caçador de talentos inglês e começou a frequentar os bastidores de diversos filmes na Inglaterra e Irlanda.

Em 1998 ganhou o prêmio de melhor ator no 'Fanta Festival' com o filme Ressurection Man. Seu talento tornou-se conhecido na América quando ele apareceu em dois filmes no 'Sundance Film Festival' em 2000, sendo que em um deles, About Adam, ele interpretava o papel principal.

Com forte tendências musicais, aprendeu a tocar violino especialmente para o filme Rainha dos Condenados.

Seu nome foi cogitado para interpretar Aragorn no filme O Senhor dos Anéis, mas, foi substituído na última hora por Viggo Mortensen, por ter sido considerado muito novo para o papel.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Até recentemente Townsend namorava[1] a actriz Charlize Theron.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências