Sua Majestade Católica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sua Majestade Católica (S.M.C.) é um tratamento atribuído pelo Papa como chefe da Igreja Católica Apostólica Romana aos monarcas, que aos olhos do papado católico, incorporam príncipios nas suas vidas pessoais e políticas estatais. O título permanece ligado a monarcas descendentes de quem recebeu o original, a não ser que seja retirado por um Papa.

Um dos direitos de ser uma rainha católica é que ela pode vestir branco, em vez do habitual preto, quando se encontra com o Papa (conhecido como privilège du blanc).

O mais popular exemplo da concessão desse título é sobre a Rainha Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão (ambos os reinos fazem agora parte da Espanha).

Os Reis de Espanha (desde então Los Reyes Católicos), utilizaram este estilo, bem como os seus descendentes. O actual Rei de Espanha escolheu não abandonar os antigos títulos da coroa espanhola, mas ele não os usa.[1] .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Almanach de Gotha 2000, página 336 2000.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.