Sub-Zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sub-Zero
Sub-Zero
Série de jogos Mortal Kombat
Primeiro jogo Mortal Kombat II (1993)
Designer John Tobias e Ed Boon
Dublador em inglês Luke Perry (MK: DotR)
Jim Miller (MKvDC)
Dan Woren (MK2011)
Informações pessoais
Terra natal Plano Terreno (China)
Afiliação Lin Kuei
Arma Clava de Gelo (MK4)
Espada-Kōri (MK:DA, MK:D, MK:U e MK:A)
Estilo(s) de luta Shotokan (MK:A)
Dragão (MK:DA, MK:D)
Portal Games

Sub-Zero é o nome de dois dos principais personagens do jogo Mortal Kombat. Suas vestes são sempre caracterizadas pela cor azul variando o estilo do uniforme. Faz parte do famoso clã de ninjas Lin Kuei.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiro Sub-Zero[editar | editar código-fonte]

Acontecimentos antecedentes a Mortal Kombat I

Bi-Han, originalmente o primeiro Sub-Zero, apareceu pela primeira vez em Mortal Kombat (1992), no qual fora enviado pelo seu clã, os Lin Kuei, para matar Shang Tsung. Bi-Han falha em sua missão, após ser morto por Scorpion; um ninja vindo de Netherrealm desejando vingança por Sub-Zero.

Antes dos eventos do primeiro Mortal Kombat, em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero, os Lin Kuei foram contratados pelo feiticeiro Quan Chi para roubar um pergaminho em um templo Shaolin. Os Lin Kuei, então, convocaram Sub-Zero para a missão. Ao chegar ao seu destino, Bi-Han, antes mesmo de roubar o pergaminho, descobre que Quan Chi havia contratado os serviços dos Shirai Ryu ao encontrar-se com Scorpion numa das salas do templo. Os dois acabam lutando pela disputa do pergaminho, e Sub-Zero acaba por ser o vencedor. Scorpion suplica por sua vida, mas Bi-Han o mata a sangue frio. Após isso, Bi-Han retorna ao seu clã, levando consigo o pergaminho.

Ao retornar para o seu clã, Sub-Zero entrega o pergaminho ao seu Grão Mestre. Neste instante, Quan Chi surge contente com o sucesso da missão, e acaba pegando para si o pergaminho. Bi-Han fica irritado pelo fato de que Quan Chi havia contratado os serviços de seu clã rival, os Shirai Ryu, e este explica que, para garantir o sucesso da missão, havia contratado outro ninja para roubar o pergaminho, caso se Sub-Zero falhasse. Ambos discutem, até que o Grão Mestre, então, exige o pagamento da missão: Quan Chi entrega como pagamento, os ossos limpos de Takeda, o Grão Mestre dos Shirai Ryu, e este afirma ter matado todo o resto do clã. O Grão Mestre dos Lin Kuei fica satisfeito pelo pagamento de Quan Chi, e oferece-lhe outra vez os serviços de Sub-Zero.

O feiticeiro, então, pede para que Sub-Zero fosse até o Templo dos Elementos, derrote os quatro deuses elementais e consiga para si o Amuleto de Shinnok. Eis que Sub-Zero parte para a sua nova busca.

Após derrotar os quatro guardiões, Sub-Zero chega ao local onde esta o amuleto e, ao tentar pega-lo, Quan Chi surge e o pega antes, conta o verdadeiro propósito do amuleto e diz que levará o amuleto a Shinnok em Netherrealm, assim ele poderá tomar todas as almas de Earthrealm e Outworld. Quan Chi foge e Raiden, Deus do trovão surge e informa que Sub-Zero cometeu um terrível erro. O guerreiro Lin Kuei argumenta que Quan Chi é um lunático e que não existe Shinnok ou Netherrealm. Raiden diz que Sub-Zero deve acreditar nas suas existências, pois iria até Netherrealm recuperar o amuleto, antes que Quan Chi o entregasse a Shinnok.

Em Netherrealm, Sub-Zero localiza Quan Chi, mas este se teleporta, deixando-o cercado pela Irmandade das Sombras. Ele consegue se livrar de todos e segue até uma prisão, onde acabou sendo capturado.

Jogado em uma cela, Sub Zero encontra-se com Scorpion, agora um espectro, que pretende vingar-se do guerreiro Lin Kuei por ter, supostamente, assassinado sua família e clã. Sub-Zero tenta explicar que o culpado fora Quan Chi, mas Scorpion ataca com seus novos poderes, sendo derrotado novamente por Sub-Zero, que escapa da prisão e elimina o guarda que o prendeu.

Sub-Zero encontra a fortaleza de Quan Chi, e dentro derrota suas assassinas pessoais: Kia, Jataaka, e Sareena. Sub-Zero decide poupar a vida de Sareena e segue à Pirâmide de Shinnok.

Encontrando Quan Chi, o feiticeiro diz já ter entregue o amuleto a Shinnok e que Sub-Zero apenas pôde entrar em Netherrealm por conta do mal em sua alma, e oferece um lugar entre os membros da Irmandade. Sub-Zero nega, sendo inesperadamente ajudado por Sareena na luta contra Quan chi, que é da ponte onde lutavam. Sareena, então, diz que quer sair de Netherrealm e ir para onde Sub-Zero quiser. Shinnok mata Sareena, mas Sub-Zero recupera o amuleto e escapa por um portal criado por Raiden.

Sub-Zero entrega o amuleto a Raiden exigindo agradecimentos, mas Raiden diz que ele apenas defez o mal que causou. Sub-Zero pergunta sobre o que Quan Chi disse, e Raiden confirma dizendo que se Sub-Zero morrer agora, Quan Chi e Shinnok terão controle sobre sua alma, mas que ele poderia mudar se quisesse.

Sub-Zero retorna ao clã Lin Kuei, e o Grande Mestre diz que uma pessoa quer vê-lo. Shang Tsung surge, convidando-o para o torneio Mortal Kombat. Sub-Zero aceita, e quando Shang Tsung se vai, o Grande Mestre explica que um cliente muito rico, pagou muito bem para que Sub-Zero mate Shang Tsung. Sub-Zero aceita e se vai.

Durante os torneios do Mortal Kombat, Bi-Han luta contra Scorpion e finalmente é morto por este. Sub-Zero vai para Netherrealm, onde Shinnok, com o seu medalhão, contamina completamente sua alma. Sub-Zero entra para a Irmandade das Sombras, e deixa de ser Sub-Zero, tornando-se Noob Saibot.

Segundo Sub-Zero

O segundo Sub-Zero, Kuai Liang, aparece pela primeira vez em Mortal Kombat II (1993) em busca do assassino de seu irmão. Originalmente, Kuai Liang adotava o codinome de Tundra, mas decidiu usar as vestes e o codinome de seu irmão mais velho para honrá-lo. Kuai Liang, assim como o seu irmão, fora enviado pelos Lin Kuei para assassinar Shang Tsung. Scorpion, após ouvir que Sub-Zero havia retornado para o torneio, decide entrar para o Mortal Kombat outra vez a fim de eliminar o seu assassino. Kuai Liang, durante as suas buscas por Shang Tsung, é visto por Scorpion: este, vendo que seu suposto assassino havia retornado, presencia uma luta entre Sub-Zero e um oponente. Após Scorpion ver que Sub-Zero poupou a vida de seu oponente, o espectro percebe que este Sub-Zero não é o mesmo que ele o matou durante o torneio passado (Mortal Kombat I). Kuai Liang, durante o Mortal Kombat II, acaba por se juntar aos guerreiros de Earthrealm. Posteriormente a Mortal Kombat II, Scorpion decide se tornar o protetor de Kuai Liang: tal atitude se justifica pelo fato de Scorpion se desculpar pela morte de Bi-Han.

Durante os eventos de Mortal Kombat III (1995), Sub-Zero aparece pela primeira vez sem máscara e com um visual diferente, reforçando ser o irmão mais novo do primeiro Sub-Zero. Acaba-se por se juntar novamente ao guerreiros de Earthrealm para conter a ameaça de Shao Kahn. Neste período, e, logo após os eventos de Mortal Kombat II, os Lin Kuei iniciaram um projeto para "robotizar" os seus ninjas. Sektor e Cyrax foram os primeiros a se voluntariarem para o projeto; porém, o desejo do Grão Mestre era de que Sub-Zero e Smoke também fossem automatizados. Ambos negam a vontade do Grão Mestre, e após isso os dois ninjas fogem do clã. Durante a fuga, os guardas do Lin Kuei capturam Smoke. Sub-Zero consegue fugir, porém, durante a fuga, este encontra Kung Lao: os dois lutam, sendo Kuai Liang ferindo-se no rosto por conta de um golpe de Kung Lao, originando uma enorme cicatriz em sua face.

Os Lin Kuei tentaram matar o Sub-Zero mais novo porque ele não queria se submeter à vontade do Grande Mestre. Então ele desafiou o Grande Mestre (Mortal Kombat Deadly Alliance) e venceu, assim ganhando o Medalhão do Dragão, que ampliava os poderes de quem o utilizava. Mas o Grande Mestre não aceitou sua derrota e mandou Sektor, que foi derrotado por Sub-Zero, que se tornou Grande Mestre do Lin Kuei.

Sub-Zero havia começado uma nova ordem Lin Kuei e precisava de novos talentos em seu templo, que agora viraria uma organização do bem. Ele iniciou um pequeno torneio e Frost foi a campeã. Frost era da mesma raça que Sub-Zero os Cryomancer, seres que tinham domínio do gelo (e que chegaram a ser os mais poderosos de Outworld, de onde originavam). Ele aceitou treinar Frost e foi traído pela mesma, que roubou o Medalhão do Dragão quando Sub-Zero baixou a guarda, e assim perdendo o controle, acabou se congelando.

Em Mortal Kombat Armaggedon, no meio de sua quest, Taven passa pelo palácio Lin Kuei, e encontra Frost congelada, ele a descongela e pergunta se está bem, mas Frost estava em delírio e ataca Taven pensando ser Sub-Zero, os dois lutam e Taven vence, assim ela sai da paranoia e descobre que o homem a quem atacou não era quem ela pensava, assim indo embora, mais na frente Taven se encontra com Sub-Zero, que o ataca por o considerar um intruso, mas o próprio Sub-Zero encerra a luta antes de acabar quando descobre que uma tatuagem que Taven tem é igual a uma imagem de uma porta do palácio, assim resolve ajuda-lo em vez de mata-lo, os dois conversam ate um guarda do clã chegar e avisar que guerreiros das sombras estão invadindo o local, Taven ajuda Sub-Zero a expulsar os invasores, e acaba se encontrando com Smoke, os dois se enfrentam e Smoke perde, assim se teletransportando, depois Taven se encontra com Bi-Han na forma de Noob Saibot, ele estava com o irmão (Sub-Zero), e ameaçando os dois de morte se Taven não se entregasse, então eles lutam, menos Sub-Zero, que estava inconsciente, Noob é derrotado e Sub-Zero acorda, assim agradecendo a ajuda de Taven e dizendo que agora tem chance de curar Bi-Han de sua maldição, se ele consegue curar seu irmão, ou se Frost volta para o desafiar, ninguem sabe.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Sub Zero foi interpretado nos cinemas pelos atores François Petit no filme Mortal Kombat de 1995 por Keith Cooke em Mortal Kombat: A Aniquilação.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Na série de televisão Mortal Kombat: Defenders of the Realm de 1996, foi interpretado por Luke Perry.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]