Submissões de luta profissional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Manobras de hold na luta profissional, incluem uma série de movimentos usados para imobilizar o oponente ou o levar a uma submission. Este artigo aborda os vários pins, stretches e manobras de transição utilizadas no ringue.

Índice

Stretch[editar | editar código-fonte]

São técnicas em que um lutador põe o outro em uma posição que coloque pressão sobre uma determinada parte corpo do oponente. Stretches são ,usualmente, empregados para enfraquecer um adversário ou para forçá-lo a um tap-out, seja oralmente ou batendo no chão três vezes seguidas. Chokes (enforcamentos), geralmente são agrupados com os hold, já que servem para os mesmos propósitos táticos.

Cabeça, face, queixo, e ombro[editar | editar código-fonte]

Anaconda Vice[editar | editar código-fonte]

O Anaconda Vice, também chamado de Vise, é um movimento de [[LUTA-LIVRE SUBMISSION] e JIU-JITSU. O Anaconda Vice é feito a partir de uma posição em que o lutador e o oponente estão sentados no chão, um de frente para o outro. O lutador se senta em um dos lados do adversário e usa o seu braço para torcer o braço do oponente, o erguendo e dobrando para trás do pescoço. Em seguida, o wrestler põe sua mão através de um "buraco" criado pelo pulso dobrado do oponente para puxar o adversário para frente, lhe causando uma forte pressão sobre o braço e o pescoço. Esse movimento é muito usado por CM Punk.

Camel Clutch[editar | editar código-fonte]

O lutador fica sentado nas costas do oponente, que está virado para baixo, e colo o braço, ou gerelamente, os dois braços do adversário sobre as coxas. Então o wrestler puxa o pescoço do oponente com seus dois braços, fazendo um chinlock. O golpe foi inventado por Gory Guerrero, avô de Chavo Guerrero e pai de Eddie Guerrero, no México, onde ele chamava de la de a caballo.

Chinlock[editar | editar código-fonte]

Mikhail Ivanov aplicando um reverse chinlock em Bruno Sassi

Também conhecido como rear chinlock, este movimento é feito com o adversário sentado. O lutador então coloca o joelho nas costas do oponente e agarra o queixo do adversário, o puxando, causando extrema pressão no pescoço.

Clawhold[editar | editar código-fonte]

É o ato de apertar o crânio do oponente, aplicado por uma ondulação pontas do dedo usando principalmente as duas últimas articulações dos dedos, causando assim, cinco pontos diferentes de pressão. Era muito usado por Great Khali.

Shoulder Claw[editar | editar código-fonte]

Semelhante a um clawhold. O wrestler aperta o nervo no ombro do adversário utilizando suas mãos e dedos para uma tentativa de submissão. Uma variação pode ser usada se o wrestler prender o pescoço do adversário.

Stomach Claw[editar | editar código-fonte]

Assim como o clawhold original, o atacante aperta o estômago de seu adversário, forçando-o a desistir ou a desmaiar.

Cobra Clutch[editar | editar código-fonte]

O lutador está por trás do oponente e usa um braço para colocar o oponente em um half nelson. O lutador então usa seu braço livre para puxar o braço do adversário (o mesmo braço em que o lutador está aplicando o half nelson) no rosto do adversário. O lutador então trava a mão no pulso por trás do pescoço do adversário para fazer o adversário desistir ou perder a consciência.

Bridging Cobra Clutch[editar | editar código-fonte]

Com o adversário deitado de bruços, o lutador fica ao lado do adversário, então executa o cobra clutch, em seguida flexiona o corpo do oponente para cima, lhe causando grande dano nas costas.

Crossface[editar | editar código-fonte]

Chris Benoit aplicando um Crippler Crossface em MVP

Também conhecido como Crippler Crossfaceou Yes Lock graças à Chris Benoite Daniel Bryan, que popularizaram o golpe. Nele o wrestler trava um dos braços do oponente, deitado de bruços, entre as pernas, e com as duas mãos livres, envolve o pescoço do oponent.e, puxando a cabeça para trás. Muitos wrestlers passaram a usar o golpe após a morte de Benoit, dentre eles estão, Shawn Michaels e Triple H, seus grandes amigos. E tambem um dos finishers de Daniel Bryan.

Front Facelock[editar | editar código-fonte]

O lutador, de frente para o adversário, dobra o pescoço do oponente em sua axila e envolve a cabeça com seu antebraço. O lutador então usa seu braço livre para completar a hold e causar pressão na face do oponente.

Inverted Facelock[editar | editar código-fonte]

O lutador está por trás de seu oponente e dobra-o para trás, prendendo seu pescoço com a axila e a cabeça com o antebraço, o puxando para trás, causando pressão na garganta do oponente.

Head and Neck Rake[editar | editar código-fonte]

O atacante coloca seu oponente em um headscissors, então, salta para cima e para baixo, causando danos a área do pescoço.

Mandible Claw[editar | editar código-fonte]

A Mandible Claw é aplicada quando o wreslter coloca seus dedos médio e anelar na boca do oponente, encaixando-as sob a língua e enfiando no tecido mole, situado no fundo da boca. O polegar e/ou a palma da mão mesmo é colocado sob o queixo, e é aplicada uma pressão para baixo com os dedos médio e anelar enquanto o polegar e/ou a palma força para cima. Esse movimento ficou famoso pelo wrestler Mick Foley.

Neck Scissors[editar | editar código-fonte]

Também referido como uma Head Scissors. Esta hold é feita quando um wrestler se senta ao lado de oponente caído e coloca as pernas ao redor da cabeça do oponente, comprimindo-lhe a garganta e o sufocando.

Cross-armed surfboard[editar | editar código-fonte]

Essa versão do surfboard usa o lutador de pé ou ajoelhado com posse dos pulsos do adversário ajoelhado, cruzando-os em torno de seu pescoço. Às vezes, o lutador pode colocar seu pé ou joelho na parte superior das costas do aniversário para exercer mais pressão.

Surfboard[editar | editar código-fonte]

Daniel Bryan aplicando um surfboard em Christian.

Também conhecido como Romero Special. O Surfboard é visto pela primeira vez quando o wrestler está atrás de seu oponente e coloca seus pés atrás dos joelhos de seu oponente as dobrando para cima e "prendendo" seus pés em torno da batata da sua perna, onde em seguida agarra em seus pulsos (geralmente batendo antes nas costas do oponente na tentativa de trazer os braços ao alcance) e cai para trás, obrigando o adversário a subir e assim ficar deitado de costas no ar preso na hold, mas este movimento coloca quem o aplica em risco, pois seus ombros ficam grudados no tablado.

The Octopus[editar | editar código-fonte]

O lutador está por trás de seu adversário e prende uma perna sobre a outra perna do adversário. A outra perna fica em torno do pescoço do adversário e então puxa um dos braços do adversário para trás.

Nelson Hold[editar | editar código-fonte]

O Nelson Hold pode ter várias variações, seja full nelson, half nelson ou three-quarter nelson. Todas as três variaçõs são feitas por trás do oponente. O lutador desliza um ou ambos os braços por debaixo das axilas do oponente e trava suas mãos atrás do pescoço, empurrando a cabeça contra o peito. O movimento é muito usado por Chris Masters.

Three-quarter Facelock[editar | editar código-fonte]

É feito com o lutador de costas para o oponente. Em seguida, o lutador se move levemente para o lado, enquanto ainda está posicionado na frente do adversário. O wrestler então usa a mão para agarrar o oponente por trás da cabeça, assim, puxando a cabeça do oponente acima do ombro. Às vezes o braço livre é colocado na parte superior da cabeça do adversário. É usado para iniciar alguns finisher, como o Stunner, ou o RKO.

Side Headlock[editar | editar código-fonte]

Neste golpe o wrestler trava a cabeça do oponente com um dos braços, enquanto usa o outro para prender a cabeça do oponente nesse braço. É o início de alguns golpes, como o Bulldog.

STF[editar | editar código-fonte]

Abreviatura de Stepover Toehold Facelock. Esta posição é realizado em um adversário que está deitado de bruços no chão. Um lutador agarra uma das pernas do oponente, e coloca o tornozelo do oponente entre suas coxas. O lutador então fica em cima das costas do oponente e trava seus braços em volta da cabeça do adversário. O lutador então puxa para trás a cabeça do oponente. Esse movimento é, atualmente, um dos finisher de John Cena.

STS[editar | editar código-fonte]

Abreviatura de Stepover Toehold Sleeper, é uma versão modificada do STF em que o lutador dobra o braço em volta do pescoço do oponente em um sleeperhold, em vez de puxar para trás a cabeça do adversário.

Braços[editar | editar código-fonte]

Armbar[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como chave de braço. O lutador agarra o braço do adversário e torce-o, colocando pressão sobre o ombro e cotovelo. É usado como finisher por Alberto Del Rio com o nome de Cross Armbreaker.

Crucifix Armbar[editar | editar código-fonte]

O wrestler segura o braço do oponente com ambos os braços, puxando o braço do adversário sobre o peito. O wrestler estando situado perpendicularmente e atrás do adversário, segura o outro braço com as pernas, esticando os ombros para trás em uma posição de crucifixo, forçando o braço do adversário.

Fujiwara Armbar[editar | editar código-fonte]
Antonio Thomas aplicando um Armbar

Também conhecida como uma chave de braço curto. Com o adversário deitado de bruços, o lutador fica nas costas do adversário, em um ângulo de 90 ° para ele, colocando uma parte ou todo seu peso sobre o adversário para evitar que ele se mova. O braço do oponente é então preso e puxado de volta para seu corpo, alongando os antebraços, bíceps e peitoral. Variações deste podem incluir apertar a mão do adversário em vez de ligar a parte superior do braço, para alavancagem, enquanto executa o movimento para aumentar a alavancagem e imobilizar o oponente.

Headscissors Armbar[editar | editar código-fonte]

O lutador envolve as pernas em volta da cabeça do adversário. Ele então pega um dos braços do oponente e o prende de trás para frente, causando pressão sobre o ombro e cotovelo do adversário. Esse movimento pode muitas vezes ser executado em um lutador de pé.

Scissored Armbar[editar | editar código-fonte]

O lutador se aproxima do oponente, virado para baixo. O lutador então executa uma "tesoura", prendendo o braço mais próximo do oponente com suas pernas e o braço mais distante do adversário com as duas mãos, forçando o adversário para o seu lado e coloca a pressão em ambas as articulações do ombro.

Tiger Feint Crucifix Armbar[editar | editar código-fonte]

Com o adversário deitado de costas na corda inferior, virado para o ringue, o wrestler corre e pula através das cordas, girando e prendendo suas pernas nos braços do oponente, aplicando-lhe um crucifix armbar.

Hammerlock[editar | editar código-fonte]

O wrestler agarra os braços do adversário, puxando-os ao redor do corpo. Esse golpe estende o peitoral, a articulação dos ombros e imobiliza o braço.

Headscissors[editar | editar código-fonte]

O wrestler envolve suas duas pernas em torno do pescoço do adversário o sufocando.

Wrist Lock[editar | editar código-fonte]

O wrestler agarra a mão do oponente e torce para trás, colocando pressão sobre o pulso.

Chokes[editar | editar código-fonte]

Arm-hook Sleeper[editar | editar código-fonte]

Também conhecida como Buffalo Sleeper. O lutador está ajoelhado por trás de um adversário sentado. Ele agarra a mão de um dos braços do adversário, que se inclina para trás, e bloqueia o seu pulso em sua axila. O lutador então envolve o braço livre sob o queixo do adversário, como em um slepeerhold, então coloca o outro braço através do "buraco" criado pelo braço preso do oponente, e fecha as mãos. Ele então aperta o pescoço do adversário, causando pressão.

Arm Triangle Choke[editar | editar código-fonte]

O lutador envolve seus braços em volta da cabeça e um braço do oponente e aperta, sufocando o adversário.

Corner Foot Choke[editar | editar código-fonte]

O lutador empurra seu oponente para o corner e estende sua perna para sufocar o adversário, enquanto se apoia às cordas.

Double Choke[editar | editar código-fonte]

O wrestler agarra o pescoço de seu oponente com as duas mãos e estrangula.

Dragon Sleeper[editar | editar código-fonte]

O lutador está por trás do adversário que está sentado ou deitado, coloca o adversário em um inverted facelock, e prende um dos braços do oponente junto ao pescoço. O lutador então puxa para trás e para cima, forçando da garganta do adversário. Se o oponente está sentado, o lutador pode colocar o seu joelho nas costas do oponente, adicionando mais pressão.

Figure-Four Necklock[editar | editar código-fonte]

Nesse movimento, owrestler prende o pescoço do oponente, deitado, com suas pernar cruzadas, em forma de "4". Em uma outra versão, ilegal, desse movimento, o lutador pode sufocar o oponente usando as cordas. Era um dos finishers de Candice Michelle

Gogoplata[editar | editar código-fonte]

Undertaker aplica um Hell's Gate(Gogoplata) em Edge

Também conhecido como "Hell's Gate", ou "Devil's Gate". O lutador posiciona uma perna na frente da cabeça do adversário e embaixo do queixo, fecha suas mãos atrás da cabeça do oponente, e sufoca o adversário, pressionando a canela ou peito do pé contra a traquéia do adversário. Alguns lutadores usam uma versão modificada, onde só empurram a tíbia na garganta. É um golpe altamente perigoso para o adversário, obrigando-o muitas vezes a jogar a toalha quando pego.

Guillotine Choke[editar | editar código-fonte]

O wrestler prende suas pernas na região abdominal do oponente, forçando essa região. Esse golpe é um dos favoritos dos lutadores de MMA.

Rear Naked Choke[editar | editar código-fonte]

Conhecido no Brasil como mata-leão. Esse golpe é a junção de um sleeperhold com um bodyscissors, onde ao mesmo tempo que se enforca o adversário, o prende no chão. Esse é outro golpe que os lutadores de MMA usam muito.

Sleeperhold[editar | editar código-fonte]

Essa manobra é feita com o lutador atrás do adversário. Ele então envolve seu braço direito em torno do pescoço do adversário, pressionando o bíceps contra um lado do pescoço e o interior do osso do antebraço contra o outro lado (que também funciona tão bem invertida, com o braço esquerdo). O pescoço é pressionado pelo braço, extremamente bem.

Straight Jacket[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como o Strangehold. O lutador fica sentado nas costas de um adversário de bruços. O lutador então agarra os pulsos do adversário e cruza ambos os braços sob o queixo. O lutador então puxa para trás nos braços, causando pressão.

Triangle Hold[editar | editar código-fonte]

O wrestler segura um dos braços o oponente e cruza suas pernas sobre o mesmo braço, então força o ombro do oponente para cima, causando pressão.

Two-Handed Chokelift[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como Neck-Hanging Tree. Nele, o wrestler agarra o pescoço de um oponente com as duas mãos, e em seguida, levanta o corpo do oponente, o enforcando. Esse movimento pode terminar com um chokebomb, ou um two-handed chokeslam

Abdômen[editar | editar código-fonte]

Bear Hug[editar | editar código-fonte]

Um lutador está na frente de um oponente e trava suas mãos ao redor do abdômen do adversário, apertando-o. Muitas vezes, o wrestler fica balançando o oponente, afim de causar mais danos à região abdominal e à coluna vertebral. Lutadores como André the Giant, Big Show e outros wrestler grandes usam ou já usaram esse golpe.

Waist Lock[editar | editar código-fonte]

Um lutador fica atrás do adversário e, em seguida, envolve ambos os braços em torno da cintura do oponente. Esse movimento, geralmente, precede um German Suplex.

Body Scissors[editar | editar código-fonte]

Um lutador se aproxima de um adversário sentado, pela frente, por atrás, ou por ambos os lados. Então o wrestler envolve suas pernas em torno do adversário, cruzando os tornozelos e depois aperta bem as coxas para sufocar o adversário, comprimindo seu torso.

Costas e Tronco[editar | editar código-fonte]

Abdominal Stretch[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como Cobra Twist. Nesse movimento, o wrestler, atrás do oponente, entorta o corpo do oponente para um dos lados, enquanto prende um dos braços, forçando para trás. Esse movimento causa grande pressão nas costas da vítima.

Boston Crab[editar | editar código-fonte]

Chris Jericho aplica um Walls of Jericho (Elevated Boston Crab) em Shawn Michaels

Nesse movimento, o wrestler senta nas costas do oponente, de bruços, e puxa ambas as pernas do adversário com os braços, causando pressão nas pernas, nas costas e no tronco do oponente.

Elevated Boston Crab[editar | editar código-fonte]

Variação onde o wrestler, ao invés de sentar nas costas do oponente, fica ou de pé, ou com os joelhos um pouco dobrados. Essa variação causa mais impacto, pois o corpo do oponente fica mais esticado. É usado como finisher por Chris Jericho, que o chama de Walls of Jericho. Há ainda outra variação, que era feita por Jericho, chamada de Liontamer, onde ele colocava o joelho nas costas ou no pescoço do oponente, criando uma dor e pressão maiores.

Bow and Arrow Hold[editar | editar código-fonte]

O lutador se ajoelha atrás do oponente sentado e põe seu joelho nas costas do oponente. Então ele puxa ambos os braços do adversário, lhe causando um grande estrago nas costas e nos ombros.

Gory Special[editar | editar código-fonte]

O Gory Special foi criado por Gory Guerrero no México. Consiste em erguer o oponente e encostar as costas dele nas suas. Então puxa-se o pescoço do oponente para trás, lhe cusando pressão nas costas e no pescoço.

Pernas[editar | editar código-fonte]

Ankle Lock[editar | editar código-fonte]

Kurt Angle reverte um Sweet Chin Music de Shawn Michaels em um Ankle Lock

Nesta manobra, o wrestler segura o pé do oponente, lhe travando no tornozelo. Após o travamento, o wrestler gira o tornozelo do adversário, lhe causando muita dor no pé. O wrestler pode ainda deitar-se e travar a perna do rival para lhe causar mais danos. Esse golpe é usado como finisher por Kurt Angle e Jack Swagger .

Bodyscissors[editar | editar código-fonte]

O wrestler está atrás de seu adversário e então envolve suas pernas por trás dele o "abraçando" enquanto ele está sentado as apertando.

Cloverleaf[editar | editar código-fonte]

Também conhecido popularmente como Texas Cloverleaf, nesse movimento, o lutador, que está aos pé de um oponente de bruços, agarra suas duas pernas e as levanta. Logo depois, ele as dobra, formando uma "cruz" com as pernas do oponente. Então o wrestler senta-se nas costas do oponente e puxa as pernas, causando extrema pressão nos joelhos e coxas. Esse movimento é muito parecido com o sharpshooter, porém nesse, ao invés de colocar uma das pernas entre as da vítima, o wrestler apenas usa as mãos para causar pressão.

Cross Kneelock[editar | editar código-fonte]

Com o adversário deitado de bruços, o wrestler agarra a canela de uma das pernas do adversário e fecha as pernas ao redor dessa canela. O lutador então torce o pé, estendendo o joelho do adversário. Muito parecido com o ankle lock, com a única diferença de que o lutador envolve seus braços em volta da canela, e não suas mãos ao redor do tornozelo do adversário.

Figure Four leglock[editar | editar código-fonte]

Esse é um dos movimentos mais conhecidos do mundo do wrestling. Ele foi popularizado por Ric Flair. Nele, o lutador pega uma das pernas do adversário, que está deitado no chão, e a trava com suas duas pernas, então ele gira essa perna e puxa a outra perna do oponente. Então ele põe uma sobre a outra, formando um "4". E pra finalizar, o wrestler se lança ao chão, para causar dano ao joelho do oponente.

Inverted Figure Four Leglock[editar | editar código-fonte]
Shawn Michaels aplica um Inverted Figure Four Leglock em Jeff Hardy

Uma variação criada por Shawn Michaels. Nela, o lutador ergue ambas as pernas do oponente, deitado, e põe uma das suas entre elas. Então ele puxa uma delas sobre a outra, formando um "4". Então ele se lança ao chão e põe seu pé na direção do joelho da vítima, lhe causando uma grande pressão nessa região.

Ringpost Figure Four Leglock[editar | editar código-fonte]

Essa variação é feita com o wrestler fora do ringue e o oponente dentro do ringue, deitado e com o corner entre as suas pernas. Então o wrestler cruza as pernas do oponente e forma a figura de um "4", com uma de suas pernas no meio. E para completar se joga ao chão, cuasando uma grande pressão no joelho da vítima, que está sendo pressionado contra o ringpost. Essa versão era feita por Bret Hart.

Indian Deathlock[editar | editar código-fonte]

O wrestler levanta uma perna de um adversário, deitado normalmente, envolve uma de suas pernas ao redor da outra perna antes de cair em uma posição ajoelhada, travando assim a perna do adversário por trás do joelho do lutador. O lutador então se estica e pega agora a outra perna do adversário e a coloca em cima do pé preso do adversário. O lutador então executa um roll-forward, mantendo a pressão. Isso força o adversário para seu peito enquanto o lutador termina em uma posição sentada de frente para a mesma direção de seu oponente.

Sharpshooter[editar | editar código-fonte]

Esse golpe é muito popular, por ter sido popularizado por Bret Hart, que o usava como finisher. Nele, o wrestler pega ambas as pernas do oponente, deitado no chão, e põe uma das suas pernas entre elas. Então ele cruza as pernas do oponente e gira seu corpo, fazendo com que o oponente gire também e fique deitado de bruços. Então o wrestler senta nas costas do adversário e puxa as pernas dele, usando sua perna que está no meio para alavancar a pressão e a perna livre para manter o equilíbrio.

Spinning Toe Hold[editar | editar código-fonte]

Nesse movimento, o wrestler agarra um dos pés de um adversário deitado e o trava com suas pernas. Então ele gira 360º causando uma torção no tornozelo do oponente. O movimento pode ser repetido diversas vezes, causando sempre mais danos ao adversário.

Transições[editar | editar código-fonte]

Algumas holds, são destinadas a não forçar o oponente a desistir, mas sim a abrir caminho à outros golpes, fazer o pin, ou apenas esquivar de um ataque.

Arm Trap[editar | editar código-fonte]

Isto é, quando um lutador segura os dois braços do oponente usando seus próprios braços. A partir daí, o adversário fica incapaz de defender-se de um movimento do lutador.

Butterfly[editar | editar código-fonte]

Tecnicamente conhecido como Double Underhook. O lutador se aproxima do adversário e chega sob os ombros do adversário, então prende os braços para cima e em volta do tronco do adversário, com as suas mãos se encontrando no meio das costas do oponente ou no pescoço, com em um nelson hold, então enfia a cabeça de adversários em sua axila. Esse movimento pode originar golpes como suplex, slams e muito outros.

Electric Chair[editar | editar código-fonte]

O wreslter põe o oponente sentado sobre seus ombros, olhando para a mesma direção, então levanta-se, erguendo o rival a uma certa altura podendo o derrubar logo depois. Esse movimento origina o Doomsday Device.

Firemans's Carry[editar | editar código-fonte]

Esse é um dos movimentos de hold mais comuns do wrestling, pois precisa-se apenas erguer o oponente nos ombros, deitado perpendicularmente.

Gorilla Press[editar | editar código-fonte]

Um golpe que é usado por wrestlers fortes, pois para realizá-lo, o wrestler deve erguer o oponente, deitado, com os braços, sobre a cabeça.

Gutwrench[editar | editar código-fonte]

Uma hold muito comum, pois é necessário apenas que o wrestler agarre o oponente pela cintura, o deixando curvado. É similar ao waistlock.

Mounted[editar | editar código-fonte]

O lutador fica ajoelhado sobre um oponente deitado, com o corpo do oponente entre suas pernas. Quando o oponente está de bruços, a posição é conhecida como back mount. Vários ataques como punches e elbows podem ser efetuados nessa posição.

Pumphandle[editar | editar código-fonte]

O lutador está por trás de seu oponente e o dobra para a frente. Um dos braços do oponente será puxado de volta entre as pernas, enquanto o outro braço está preso, então o wrestler levanta o oponente por cima do ombro.

Scoop[editar | editar código-fonte]

O wrestler põe um dos braços no ombro do oponente e outro por entre as pernas, então ele pode erguer o oponente e lhe dar um slam, ou um backbreaker.

Matrix Evasion[editar | editar código-fonte]

Esta manobra ficou famosa pois Trish Stratus a fazia. Nesse movimento, o lutador joga sua cabeça para trás e inclina suas costas para trás também, esquivando de algum movimento do oponente. O nome é uma alusão ao filme Matrix, na cena em que o personagem Neo esquiva de balas atiradas contra ele.

Tilt-A-Whirl[editar | editar código-fonte]

O lutador pega o oponente pela cintura e o levanta, logo depois ele gira o corpo do oponente em 360º, podendo concluir a manobra com um backreaker.

Whellbarrow[editar | editar código-fonte]

Esse movimento ocorre quando um lutador ergue um oponente pela pernas, de bruços, e o prende na sua cintura, com as mãos envolvendo o abdômen adversário.

Outros[editar | editar código-fonte]

Collar-and-elbow Tie Up[editar | editar código-fonte]

É a posição em que geralmente se iniciam as lutas. Nela, os wrestlers se encaram e prendem ambas as mãos no ombro do oponente, iniciando uma disputa de força.

Giant Swing[editar | editar código-fonte]

Eamon O'Neill prepara um Sunset Flip em Phil Powers

O wrestler agarra as pernas de um adversário e começa a girá-lo rapidamente, elevando o adversário e o fazendo girar em círculo. O lutador pode soltar o oponente o fazendo cair no chão, ou lançá-lo em algum objeto.

Skin The Cat[editar | editar código-fonte]

Essa é uma manobra defensiva, onde o wreslter, ao ser jogado sobre a terceira corda, ele gira e segura a corda com os braços. Então ele pode voltar, girando de costas, de volta para o ringue. Essa manobra era muito usada por Shawn Michaels.

Sunset Flip[editar | editar código-fonte]

Nesse movimento, o wrestler senta-se sobre as costas de um oponente encurvado, prendendo suas pernas entre as axilas do adversário. Então o wrestler se lança para frente, fazendo, consequentemente, que o adversário gire e caia de costas no chão.

Tree of Woe[editar | editar código-fonte]

Movimento feito no corner. Nele, o wrestler põe um oponente, virado de cabeça para baixo no corner. Com as pernas presas na terceira corda e, por vezes, os braços presos na segunda ou primeira. O usuário tem liberdade para desferir golpes como um dropkick, punch ou qualquer outro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]