Substâncias inorgânicas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Química.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Substâncias inorgânicas São substâncias que não podem ser produzidas por seres vivos: Por exemplo, os sais minerais. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais. O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia-a-dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e, em dose equilibrada, contribui para a manutenção da nossa saúde.

Metais (obtidos a partir dos minerais) como o ferro, o cobre e o alumínio são empregados na produção de chapas, barras e utensílios domésticos.

Sais Minerais também se encontra como substancia inorgânica, o ser humano necessita de íons para sobreviver, entre esses íons estão:

  • Ferro:compõe a molécula de hemoglobina, encontrado nas carnes(principalmente o fígado), ovo, feijão e vegetais verde-escuros;
  • Zinco:participa de varias reações químicas;
  • Sódio:participa da regulação do equilíbrio hídrico, impulso nervoso(bomba de Sódio e Potássio). Encontrado no sal de cozinha;
  • Potássio:tem papel importante nos processos de contração muscular. Está presente em verduras, carnes e leite;
  • Cálcio:fundamental na formação e manutenção de ossos e dentes. É encontrado no leite e seus derivados;
  • Fósforo:participa na formação e manutenção de ossos e dentes,junto com o Cálcio, está no estoque de energia das células (ATP). O Fósforo é encontrado no leite, cereais integrais, leguminosas e na carne;
  • Magnésio:participa na contração muscular. Está presente nos vegetais e nos legumes.


Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.