Subway (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Subway
Subterrâneo (PRT)
Subway (BRA)
 França
1985 •  cor •  104 min 
Género ação
Direção Luc Besson
Roteiro Luc Besson
Marc Perrier
Elenco Isabelle Adjani
Christopher Lambert
Jean Reno
Música Éric Serra
Idioma francês

Subway (br: Subway; pt: Subterrâneo) é um filme francês de 1985 dirigido por Luc Besson (que também assina o roteiro) e estrelado por Isabelle Adjani, Christopher Lambert (que aparece como Christophe Lambert) e Jean Reno. Venceu o Prêmio César de melhor ator (Christopher Lambert), melhor design de produção e melhor som e foi um grande sucesso de bilheteria ao mesmo tempo em que se tornou cult movie.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Depois de roubar documentos importantes e comprometedores de um poderoso gangster numa festa, Fred (Christopher Lambert) escapa dos seus homens e refugia-se no mundo subterrâneo dos túneis e estações de metro de Paris. Nessa noite liga à mulher do gangster, Héléna (Isabelle Adjani) para lhe combinar passar os documentos a troco de dinheiro, mas ao encontrar-se com esta na estação de Porte Dauphine, percebe que continua a ser perseguido e foge para dentro dos túneis, por baixo de uma carruagem. Mais tarde, Fred liga a Hélena e diz-lhe que a ama. Hélena apresenta queixa ao chefe da polícia do metro (Michel Galabru) que se ocupa diariamente de lidar com as estranhas personagens que deambulam pelo metro para evitar serem presos, como o Patinador (Jean Hughes Anglade) e o Florista (Richard Bohringer). Enquanto tenta escapar da polícia e dos homens que o perseguem, Fred cruza-se com estas personagens, acabando por se juntar ao Baterista (Jean Reno) e a Enrico (Eric Serra) para formar uma banda. Ao mesmo tempo, Héléna é pressionada pelo marido para recuperar os documentos e acaba por ir ter com Fred e ganhar algum afecto por ele, ao mesmo tempo que aproveita para se soltar um pouco da sua vida de clausura. Fred decide assaltar uma carruagem para conseguir colocar a sua banda a tocar numa estação de metro. Enquanto esta actua, a polícia e os mafiosos encontram Fred. Hélena tenta avisá-lo, mas Fred é baleado. Hélena ajoelha-se junto de Fred, que apesar disso está deitado com um ar feliz e canta juntamente com a banda, que finaliza a sua actuação de forma apoteótica.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

França César

Indicações[editar | editar código-fonte]

França César

Reino Unido BAFTA

Portugal Fantasporto

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora foi composta por Éric Serra e é composta das seguintes músicas:

  1. Subway (1'45)
  2. Guns & People (3'53)
  3. Burgaly (2'30)
  4. Masquerade (3'40)
  5. Childhood Drama (2'17)
  6. Man Y (2'30)
  7. Congabass (1'32)
  8. Song to Xavier (2'25)
  9. Speedway (3'38)
  10. It's only Mystery (4'32) (interpretada por Arthur Simms)
  11. Drumskate (1'50)
  12. Dolphin Dance (2'30)
  13. Racked Animal (3'00)
  14. Pretext (5'00)
  15. Dark Passage II (1'05)

Recepção pela crítica[editar | editar código-fonte]

Subway foi bem recebido pela crítica em geral.

Notas de produção[editar | editar código-fonte]

  • O filme foi um grande sucesso, uma das três maiores bilheterias da França em 1986, tendo atraído 2.920.588 espectadores ao cinema.[6]
  • Inicialmente, os papéis de Fred e Héléna seriam interpretados por Sting e Charlotte Rampling, mas ambos declinaram de participar do filme.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]