Suddenly, Last Summer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Suddenly, Last Summer
Bruscamente no Verão Passado (PRT)
De repente, no último verão (BRA)
Suddenly, Last Summer
 Estados Unidos
1959 •  p&b •  114 min 
Género drama
Direção Joseph L. Mankiewicz
Roteiro Gore Vidal
Tennessee Williams
Elenco Elizabeth Taylor
Katharine Hepburn
Montgomery Clift
Idioma inglês

Suddenly, Last Summer (br: De repente, no último verão / pt: Bruscamente no Verão Passado) é um filme estadunidense de 1959, do gênero drama, dirigido por Joseph L. Mankiewicz.

Sinopse

Em 1937, um brilhante e jovem neurocirurgião chamado Dr. John Cukrowicz, realiza uma operação de lobotomia num hospital estadual, em precárias condições. A rica dama Violet Venable entra em contato com o médico para que ele aceite como paciente uma sobrinha sua, Catherine Holly, e o diretor do hospital percebe que essa poderá ser a chance de receber grandes doações. Catherine foi diagnosticada como portadora de uma enfermidade mental grave e internada numa clínica. Ela não pode mais ficar lá depois de um escândalo envolvendo um funcionário de idade avançada. O médico vai ao encontro de Violet e fica sabendo que Catherine sofrera um colapso nervoso após presenciar a morte do primo Sebastian, filho de Violet, durante uma viagem de verão à Espanha. Enquanto examina Catherine no hospital e tenta fazê-la se lembrar das circunstâncias ocorridas quando da morte do primo, o dr. Cukrowicz recebe a pressão da rancorosa Violet, que culpa a suposta insanidade da sobrinha pela morte do filho e quer que o médico realize a operação no cérebro dela.

Elenco

Principais prêmios e indicações

Predefinição:Portal-cinema Oscar 1960 (EUA)

  • Indicado nas categorias de melhor atriz (Elizabeth Taylor e Katharine Hepburn), e melhor direção de arte - preto e branco.

Globo de Ouro 1960 (EUA)

  • Vencedor na categoria de melhor atriz - drama (Elizabeth Taylor).

Curiosidades

  • Este é o terceiro filme em que Montgomery Clift e Elizabeth Taylor trabalharam juntos. Os demais foram Um Lugar ao Sol (1951) e A Árvore da Vida (1957).
  • O escritor Gore Vidal contou a Vito Russo, autor do livro The Celluloid Closet que depois originou um documentário, que a censura da época, principalmente a proveniente da "Legião Católica da Decência", forçou-o a cortar os diálogos com referências à homossexualidade. Essa seria a razão pela qual o personagem homossexual não teve nem rosto nem voz no filme.
  • Vito Russo contou no mesmo livro que Katharine Hepburn não gostou do tratamento dado pelo produtor Sam Spiegel a Montgomery Clift - que na época tinha problemas para atuar devido ao consumo de drogas e álcool. Katharine teria achado que o produtor implicara com Clift devido a homossexualidade do ator e, após terminar suas cenas, cuspiu no rosto de Spíegel. Algumas fontes incluem também o diretor Mankiewicz como o alvo de Hepburn.
  • O filme foi realizado na Inglaterra, nos Estúdios Shepperton em Londres.[1]
  • O filme se passa em 1937, período em que a Espanha estava passando pela guerra civil que começara em julho de 1936. Esse fato não é mencionado, embora na época tenham acontecido naquele país várias revoltas da população, como as contadas no climax do filme.
  • A irmã do autor Tennessee Williams, Rose Williams, sofreu uma lobotomia, o que inspirou um dos temas da história.

Referências