Sula (género)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSula
Sula nebouxii

Sula nebouxii
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Sulidae
Género: Sula
Brisson, 1760
Espécies
Ver texto

Sula é um género de aves Pelecaniformes, pertencentes à família Sulidae. O grupo inclui seis espécies de atobás e gansos-patola.

São aves de porte médio, com asas longas e pontiagudas, adaptadas para um voo rápido e ágil. O bico é longo e pontiagudo. Os atobás e gansos-patola alimentam-se de peixes, que pescam através de mergulhos a pique, directamente sobre a presa. Se for caso disso, estas aves podem perseguir o peixe debaixo de água por alguns metros. Estas aves possuem bolsas de ar faciais, que ajudam a amortecer o choque do mergulho no momento de entrada na água.

Os atobás e gansos-patola nidificam em ilhas oceânicas ou nos litorais continentais. Cada postura contém um ou mais ovos baços de cor azulada. O ninho é construído directamente sobre o solo ou num ramo de árvore.

Estas aves são relativamente mansas e podem aproximar-se do homem. Dada esta característica, há diversos relatos de marinheiros naufragados que conseguiram capturar atobás que pousaram inadvertidamente ao seu alcance. O Capitão William Bligh sobreviveu assim, depois do Motim na Bounty.

O registo fóssil indica que o género Sula existe desde o Miocénico.

Espécies[editar | editar código-fonte]