Sulfona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estrutura de uma sulfona.

Uma sulfona é um composto químico contendo um grupo sulfonil ligado a dois átomos de carbono. A estrutura é análoga à das cetonas. O átomo de enxofre se une aos dois oxigênios por ligações duplas e por ligações simples aos dois hidrocarbonetos substituintes. A fórmula estrutural geral é R-S(=O)(=O)-R', onde R e R' são os radicais orgânicos.[1] Sulfetos são muitas vezes o material de partida para sulfonas por oxidação orgânica, sendo os compostos intermediários os sulfóxidos. Por exemplo, dimetil sulfeto é oxidado a dimetil sulfóxido e então a dimetil sulfona.

Na reação de Ramberg-Bäcklund e na reação de olefinação de Julia sulfonas são convertidas em alcenos pela eliminação de dióxido de enxofre.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Victor Gold, IUPAC Gold Book, Sulfones [em linha]
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.