Sulfonilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com sulfuril. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=sulfuril|{{subst:DATA}}}}.
A estrutura do grupo sulfonila

Um grupo sulfonilo ou sulfonila, algumas vezes tratado como sulfonil é um radical orgânico ou grupo funcional obtido de um ácido sulfônico pela remoção do grupo hidroxila. Grupos sulfonila podem ser escritos como tendo a fórmula geral R-S(=O)2-R', onde há duas ligações duplas entre o enxofre e o oxigênio. Os nomes de grupos sulfonila tipicamente terminam em -sil ou -sila, tal como cloreto de tosila o qual é o cloreto de p-toluenessulfonila, CH3C6H4SO2Cl ou cloreto de mesila o qual é o cloreto de metilsulfonila, CH3SO2Cl. Grupos sulfonil podem ser reduzidos ao hidrocarboneto com hidreto de lítio e alumínio (LiAlH4).

Este grupo funcional quando ocorre em compostos inorgânicos, com a com fórmula O2SX2, recebe o nome de sulfuril ou sulfurila.

Exemplos de substituintes do grupo sulfonil[editar | editar código-fonte]

Os nomes dos grupos sulfonilo tipicamente terminam em -sil ou -silo, tal como:

Nome do grupo Nome completo Abreviação Exemplo
Tosilo p-toluenesulfonilo Ts Cloreto de tosilo (cloreto de p-toluenesulfonilo)
CH3C6H4SO2Cl
Brosilo p-bromobenzenesulfonilo Bs
Nosilo 2- ou 4-nitrobenzenesulfonilo Ns
Mesilo metanossulfonilo Ms Cloreto de mesilo (cloreto de metanossulfonilo)
CH3SO2Cl.
Triflilo trifluorometanossilfonilo Tf
Dansilo 5-(dimetilamino)naftaleno-1-sulfonilo Ds Cloreto de dansilo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto orgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.