Sulukule

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Sulukule  
—  Bairro (semt ou mahallele)  —
Vista do bairro de Sulukule e das Muralhas de Teodósio
Vista do bairro de Sulukule e das Muralhas de Teodósio
Sulukule está localizado em: Istambul
Sulukule
Localização de Sulukule na Turquia
41° 01' 35" N 28° 56' 02" E
Cidade Istambul
Distrito Fatih

Sulukule (lit.: "torre da água" em turco) é um bairro histórico de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Fatih, situado junto à parte ocidental das Muralhas de Teodósio, junto à Edirnekapı (Porta de Adrianópolis, Porta Charisiou ou Polyandrion no período bizantino). A presença de ciganos na área remonta ao período bizantino e após a conquista otomana da cidade tornou-se supostamente o primeiro bairro do mundo de ciganos sedentários.

Até há alguns anos Sulukule era conhecido pelas casas de entretenimento, onde os ciganos tocavam música e dançavam para os visitantes de Istambul e de fora. Eram especialmente populares os músicos tsifteteli e as dançarinas do ventre. Nos anos 1950 e 1960 esses estabelecimentos eram de tal forma populares que eram aí chegaram a atuar muitas estrelas da música turca, como Zeki Müren, Müzeyyen Sena, Adnan Şenses e inclusivamente a compositora, cantora de música clássica e atriz Zeki Müren. O encerramento dessas casas em 1992 precipitou um grave declínio socioeconómico na área.

Reconversão urbana[editar | editar código-fonte]

O bairro está ameaçado de demolição devido às propostas de transformação urbana consideradas urgentes pelas municipalidades de Fatih e da área metropolitana que afetam não só Sulukule mas toda a península histórica de Istambul e que alguns setores consideram ameaçar um património cultural com séculos de história. O assunto chegou inclusivamente ao Parlamento Europeu, que se manifestou preocupado com o projeto que prevê a substituição da maior parte das casas por villas de estilo otomano e o realojamento dos habitantes do bairro nos subúrbios.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Dünden bugüne İstanbul ansiklopedisi (em turco). [S.l.]: Turkey. Kültür Bakanlığı (Ministério da Cultura da Turquia) - Türkiye Ekonomik ve Toplumsal Tarih Vakfı (Fundação de História Económica e Social), 1994. p. 70-71,496. vol. 7. ISBN 9789757306078 Página visitada em 8 de agosto de 2011.