Sum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sum, sumu, sumon, ou somon (plural:sumd) é um tipo de distrito administrativo usado na China, Mongólia, e Rússia.

China[editar | editar código-fonte]

Na Mongólia Interior, um sumu (Mongol: ᠰᠤᠮᠤ, transliteração: sumu; chinês: 苏木, pinyin: sūmù) é uma das divisões políticas da China. A divisão sumu é equivalente à um Cantão mas é o único da Mongólia Interior.

Sumus cuja população é predominante de minorias étnicas são designadas sumu étnico – correlato com o Cantão Étnico no resto da China. Em 2010, havia apenas uma Sumu étnica na China, o Evenk Sumu étnico.

Mongólia[editar | editar código-fonte]

Um sum (em mongol: сум) é a subdivisão de segundo nível administrativo abaixo das Aimags (províncias). Há 331 sums na Mongólia. Cada sum é subdividido em bags.

Rússia[editar | editar código-fonte]

Na Rússia, um sumon é uma divisão administrativa da República Tuva, e somon é o da República Buryat. Ambos são tipos de selsoviet.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Rússia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a China é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Mongólia é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre terminologia geográfica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.