Sun King

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sun King é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início em 24 de julho de 1969, e concluída em 21 de agosto de 1969. Dura 2’26”. É seguida por Mean Mr. Mustard.

A ideía da música surgiu para John Lennon após a leitura de uma biografia sobre o Rei-Sol (Sun-King) Luís XIV da França, que reinou de 1643 a 1715. A letra é simples e pequena e inicia com os mesmos dizeres de Here Comes the Sun de George Harrison, "here comes the sun.....". Inclusive o nome inicial da canção era "Here Comes the Sun King" trocada em seguida para "Sun King" para não haver confusão. O trecho final da letra mistura palavras em inglês, espanhol, italiano, português e algumas inventadas por John, formando frases sem nenhum sentido. Mais uma vez, como em Because, os três, John, Paul e George, cantam em uníssono, formando um coro de três vozes. John Lennon canta e toca guitarra. George Harrison canta e toca guitarra, Paul McCartney canta e toca baixo e Ringo Starr toca bateria.

Composição[editar | editar código-fonte]

Como outras faixas do álbum a canção apresenta uma exuberante e multi-controlada harmonia vocal, cantada por Lennon, Paul McCartney e George Harrison. O titulo provisório foi "Here Comes the Sun King" mas foi encurtado para "Sun King" para não causar confusão com a musica de Harrison "Here Comes the Sun" . A musica lentamente se desvanece em sons do pântano no final de "You Never Give Me Your Money". No final da canção, a musica pára abrubtamente e um preenchimento de tambor por Ringo Starr leva para faixa seguinte, "Mean Mr. Mustard". Outro aspecto observado na canção é o uso de cross-chanel progressiva, ou pan estéreo e o desbotamento. A linha de guitarra principal move-se lentamente da direita para o canal esquerdo e depois volta. Isto ocorre no início da faixa, e no fim . Em uma entrevista em 1987, Harrison disse que a gravação foi inspirada pela canção "albatross" da banda Fleetwood Mac .

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Turner, Steve. A Hard Day's Write: The Stories Behind Every Beatles' Song, Harper, New York: 1994, ISBN 0-06-095065-X
  • Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years, Hamlyn Publishing Group Limited, London: 1988, ISBN 0-600-55798-7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]