Sunga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
O corte mais comum de sunga é o cavado, como o deste modelo.

Uma sunga ou calção de banho é a peça utilizada como roupa de banho pelos homens. No caso de competições esportivas como a natação e o triatlo, seu uso, ou de peças similares, é obrigatório pois seu tecido, justo à pele, proporciona melhor hidrodinâmica ao atleta.

É em geral feita a partir de lycra, um tecido de poliéster, muito resistente ao calor e a de secagem rápida.

No Brasil, seu uso para o lazer é muito popular em todo o litoral, principalmente nas praias do Rio de Janeiro e em certas áreas do Nordeste. Em países como a Austrália o mais comum é o uso do short ou da bermuda.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Palavra de provável origem africana, "sunga" é mais utilizada por brasileiros. Em alguns estados, como no Ceará, é um substantivo masculino. Em países de português europeu é mais conhecida como fato de banho, calção de banho ou tanga. Nos Estados Unidos e na Espanha, o termo usado para designá-la é "speedo", uma metonímia da marca do principal fabricante nos Estados Unidos, na Inglaterra é conhecido como Swim briefs ao pé da letra significa calção de banho ou cueca de natação [1] [2] .

Seu uso se popularizou na década de 70. Nessa época, seu corte discreto era mais largo e quadrado, assemelhado a um pequeno short.

Já na década de 80, os modelos tornaram-se mais ousados, tornado-se mais justos com o cós mais baixo e o corte mais cavado, deixando as pernas mais à mostra. Ao fim dos anos 90, o corte voltou a alargar e ressurgiu com o nome de sungão, assemelhando-se aos antigos modelos da década de 70, modelagem imposta pela indústria da moda, uma vez que muitos homens não gostam deste tipo de sunga, muito larga.


Existe ainda variações do uso da sunga, sendo usado por debaixo de um calção e quando se entra na água molha-se duas peças de roupa ao em vez de uma só ou usam cueca por de baixo do calção ao entrar na água, para ficar horas com uma peça íntima proliferando micose entre as pernas. Ambas condutas são bem aceitas pela sociedade.

A partir dos anos 2000, devido ao avanço da tecnologia esportiva, novos materiais foram desenvolvidos para que a sunga e seus similares diminuíssem a resistência com a água, proporcionando natação mais veloz aos competidores.

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sunga
Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. AskMen.com - Man in Speedo
  2. To be brief - no thanks! - 29 Dec 2004 - NZ Herald: Lifestyle News and Reviews from New Zealand and around the World