Sunga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
O corte mais comum de sunga é o cavado, como o deste modelo.

Uma sunga ou calção de banho é a peça utilizada como roupa de banho pelos homens. No caso de competições esportivas como a natação e o triatlo, seu uso, ou de peças similares, é obrigatório pois seu tecido, justo à pele, proporciona melhor hidrodinâmica ao atleta.

É em geral feita a partir de lycra, um tecido de poliéster, muito resistente ao calor e a de secagem rápida.

No Brasil, seu uso para o lazer é muito popular em todo o litoral, principalmente nas praias do Rio de Janeiro e em certas áreas do Nordeste. Em países como a Austrália o mais comum é o uso do short ou da bermuda.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Palavra de provável origem africana, "sunga" é mais utilizada por brasileiros. Em alguns estados, como no Ceará, é um substantivo masculino. Em países de português europeu é mais conhecida como fato de banho, calção de banho ou tanga. Nos Estados Unidos e na Espanha, o termo usado para designá-la é "speedo", uma metonímia da marca do principal fabricante nos Estados Unidos, na Inglaterra é conhecido como Swim briefs ao pé da letra significa calção de banho ou cueca de natação [1] [2] .

Seu uso se popularizou na década de 70. Nessa época, seu corte discreto era mais largo e quadrado, assemelhado a um pequeno short.

Já na década de 80, os modelos tornaram-se mais ousados, tornado-se mais justos com o cós mais baixo e o corte mais cavado, deixando as pernas mais à mostra. Ao fim dos anos 90, o corte voltou a alargar e ressurgiu com o nome de sungão, assemelhando-se aos antigos modelos da década de 70, modelagem imposta pela indústria da moda, uma vez que muitos homens não gostam deste tipo de sunga, muito larga.

A partir dos anos 2000, devido ao avanço da tecnologia esportiva, novos materiais foram desenvolvidos para que a sunga e seus similares diminuíssem a resistência com a água, proporcionando natação mais veloz aos competidores.

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sunga
Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. AskMen.com - Man in Speedo
  2. To be brief - no thanks! - 29 Dec 2004 - NZ Herald: Lifestyle News and Reviews from New Zealand and around the World