Super Hang-On

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Super Hang-On
Produtora(s) Sega
Editora(s) Sega Enterprises
Plataforma(s) Arcade, Sega Mega Drive, GBA, Commodore Amiga, Atari ST, Macintosh, ZX Spectrum, Amstrad CPC e Commodore 64
Lançamento Japão e Estados Unidos: 1989
Gênero(s) corrida
Modos de jogo Single Player

Super Hang-On é um jogo de corrida de motos lançado para o sistema de videogame Sega Mega Drive em 1989. O jogo é uma evolução de Hang-On, outro jogo de corrida de motos lançado no antigo sistema caseiro Sega Master System em 1985. Super Hang-On foi originalmente lançado para a versão arcade em 1988, fazendo relativo sucesso nos centros de entretenimento. A versão lançada no videogame Sega Mega Drive possui, além do modo arcade, o modo "original", onde o jogador é convidado a participar de uma competição de rachas contra vários pilotos de moto, em sete circuitos de grau de dificuldade variado. Super Hang On fez parte da primeira geração de jogos lançados para a plataforma 16-bit da Sega, da qual fizeram parte também jogos como Super Thunder Blade, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Space Harrier II e Altered Beast, entre outros.

O modo arcade[editar | editar código-fonte]

O modo arcade do jogo Super Hang-On lançado no Mega Drive é similar à versão do fliperama. Ou seja, possui quatro níveis de dificuldade:

  • Begginer (África): composto de seis estágios.
  • Junior (Ásia): possui dez estágios.
  • Senior (América): catorze estágios.
  • Expert (Europa): dezoito estágios.

O modo original[editar | editar código-fonte]

O modo original, exclusivo da versão caseira, habilita o jogador a customizar sua moto. Mas para tanto, é necessário angariar dinheiro participando de vários rachas, numa melhor de dez corridas, contra uma variedade de rivais. No jogo, o jogador começa com um pequeno patrocinador, que lhe fornece uma ajuda financeira, mesmo perdendo a corrida. Na pista, o jogador não vai encontrar propriamente o seu rival. Apenas aparecerá, no final de cada volta completada em cada circuito, o tempo completado por ele e pelo jogador. O objetivo é fazer com que o piloto de sua moto complete a volta num tempo menor que o do seu oponente. Se o jogador for bem sucedido, ele ganhará um ponto. Quem fizer cinco pontos primeiro, vence a competição e passa para a próxima fase, contra um diferente rival. No modo original também é permitido ao jogador contratar sete diferentes tipos de mecânicos. A diferença básica entre eles está no modo como eles consertam a sua moto, e também no modo como eles encaram o problema. Isso é perceptível no modo como eles se expressam nos diálogos, que estão em inglês. Por exemplo, mecânicos mais inexperientes, como Ricardo Montoya e Miki Aisawa, se expressam de forma indireta e insegura ao jogador, não revelando o problema de forma real, direta e confiável, como fazem os mecânicos mais experientes e mais bem pagos.

Os itens[editar | editar código-fonte]

Os itens representam as seis diferentes partes que compõem uma moto de competição:

  • FRAME: representa o quadro de sustentação da moto, o seu esqueleto. No jogo, a moto já vem de fábrica com um quadro de ferro, muito resistente a colisões, mas que deixa a moto muito pesada e lenta. Há também para compra o quadro duplo, o quadro duplo de alumínio, o quadro "Aluminium Space", o quadro de titânio e o quadro de titânio mono-coque.
  • ENGINE: representa o coração da moto, o motor. A moto já vem de fábrica com o modelo OHC, de aceleração lenta. Há disponíveis para compra os modelos DOHC, DOHC de quatro cilindros, o turbo de quatro cilindros, o turbo de cerâmica e o Bi-turbo.
  • BRAKE: representa o freio. A moto já vem de fábrica com o modelo "Drum" (Tambor). Há ainda os modelos de freio a disco, disco ventilado, disco duplo e anti-skid.
  • MUFFLER: representa o escapamento da moto. Já vem de fábrica o modelo normal. Há ainda os modelos "Col", "Works Original" e "Private Original".
  • OIL: representa o óleo, importante para lubrificar as partes do motor, prolongando sua vida. O jogador pode adquirir, além do óleo regular, os modelos "Manual", "Top" e "Private Original".
  • TIRE: são os pneus, segundo item mais importante depois do motor. A moto já vem de fábrica com o modelo normal, que possui pouca aderência nas curvas mais fechadas. Há ainda os pneus radiais, pneus de alta performance, o pneu slick e o slick original.

A seguir, todos os rivais e as pistas do modo original (versão ocidental).

1- Rival: MIA FERRARU
Mecânico: RICARDO MONTOYA
Patrocinador: PHARMACY $1200
PISTA: praia
Dicas: A maior dificuldade é acostumar- se à moto, que é muito lenta e 'pesada'. Cuidado na segunda curva à esquerda, curta mas bastante fechada.

2- Rival: JOSE ALVAREZ
Mecânico: MIKI AISAWA
Patrocinador: PIZZA CHAIN STORE $2200
PISTA: deserto
Dicas: Sétima curva fechadíssima, exige que a moto passe a apenas 90 km/h com pneus de baixa performance. Recomenda- se pneus de alta performance, possuem maior aderência nas curvas, permitindo que a moto fique também um pouco mais rápida.

3- Rival: NOBUHIKO HASEGAWA
Mecânico:KOUTARO KITA/ TAKESHI ONDA
Patrocinador: APPLIANCE STORE $10000
PISTA: cidade ao entardecer
3 voltas

4- Rival: FELICA PEREZ
Mecânico: TAKESHI ONDA
Patrocinador: GAME COMPANY $30000
Dica: Circuito bastante sinuoso, exige muito treino. Aqui a técnica possui maior importância do que a velocidade.

5- Rival: HANS BRAUN
Mecânico: TOM JONES
Patrocinador: DISTRIBUTOR $130000
PISTA: arredores da cidade
4 voltas
Dica: Por ser um circuito longo, aqui é testada sobretudo a resistência da moto a colisões contra os outros competidores. Ao jogador cabe evitar essas batidas ao máximo.

6- Rival: MARIE LEFOURE
Mecânica: SONNYA ILLVICH
Patrocinador: BIKE MANUFACTURER $500000
PISTA: cidade à noite.
5 voltas
Dica: Aqui é fundamental investir numa moto veloz e resistente. O circuito possui vários trechos com curvas de alta velocidade.

7- Rival: KING ARTHUR
Mecânicos: SONNYA ILLVICH / MICKEY WEI
Patrocinador: GIANT OIL COMPANY $2000000
PISTA: deserto, arredores da cidade
6 voltas
Pista estreita
Tráfego intenso
Dica: Aqui o piloto deve guiar a moto como profissional: sem bater nos competidores e usando turbo sempre que houver oportunidade.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Diferenças entre as versões japonesa e ocidental[editar | editar código-fonte]

No jogo Super Hang On, a versão ocidental sofreu mudanças nos nomes de alguns dos personagens e patrocinadores em relação à versão japonesa, a saber:

Nome do rival na versão original (japonesa) Nome do rival na versão ocidental
Kumi Aisawa Mia Ferraru
Takahiro Wakano Jose Alverez
Nobuhiko Hasegawa Nobuhiko Hasegawa
Maria Furiido (Maria Freed) Felica Perez
Hansu Myuula (Hans Muller) Hans Braun
Marie Lefoure
King Arthur
Nome dos mecânicos na versão original (japonesa) Nome dos mecânicos na versão ocidental
Ken Fujita Ricardo Montoya
Miki Morita Miki Aisawa
Koutarou Nagai Koutaro Kita
Takeshi Onda Takeshi Onda
Maiku Sanii (Mike Sunny) Tom Jones
Nasutasha Mirusuki (Natasha Milski) Sonnya Illvich
Shigeo Todoroki Mickey Wei
Nome dos patrocinadores na versão original (japonesa) Nome dos patrocinadores na versão ocidental
"Yaoya Yaohachi" (Dono de quitanda) Pharmacy (Farmácia)
"Suupaa Marusou" (Rede de hotéis) Pizza Chain Store (Cadeia de casas de pizza)
"Tonii Denki" (Loja de eletrônicos) Appliance Store (Loja de utensílios)
Sega Game Company (Empresa de jogos)
Nihon Tamago Sangyou (Indústria de ovos japonesa) Distributor (Distribuidor)
Bike Manufacturer (Fabricante de motos)
Giant Oil Company (Grande Companhia de Óleo)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.