Super Mario Land

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Super Mario Land
Desenvolvedora Nintendo R&D1
Publicadora(s) Nintendo
Diretor Satoru Okada
Produtor Gunpei Yokoi
Compositor(es) Hirokazu Tanaka
Plataforma(s) Game Boy
Nintendo 3DS (Virtual Console)
Série Mario
Data(s) de lançamento
    Gênero(s) Plataforma
    Modos de jogo 1 jogador
    Número de jogadores 1
    Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
    Último
    Último
    Super Mario Land 2: 6 Golden Coins
    Próximo
    Próximo

    Super Mario Land (スーパーマリオランド Sūpā Mario Rando) é um jogo eletrônico 2D de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo para o console portátil Game Boy. Foi lançado no Japão em abril de 1989, na América do Norte no mês de julho do mesmo ano e na Europa em setembro de 1990. Ele foi o primeiro jogo da série Mario em 2D nos portáteis e um dos títulos de lançamento do Game Boy. Também foi um dos primeiros títulos re-lançados no Virtual Console para o Nintendo 3DS.

    O jogo é baseado nos jogos 2D da série, entretanto, não é uma sequência direta ou legítima de Mario Bros., mas sim. Super Mario Land segue o titular Mario no seu desafio de resgatar, diferentemente neste jogo, a Princesa Daisy. E o seu inimigo principal não é Bowser, mas sim um vilão chamado Tatanga. Mario tem acesso a diversos power ups que o auxiliam em sua aventura, incluindo o Super Mushroom, a Fire Flower e o Starman, cada um dando-o habilidades únicas. Enquanto viaja por quatro diferentes mundos com um total de 12 níveis, Mario deve passar por diferentes cenários, sendo na terra, no mar e no ar para que finalmente consiga resgatar a Princesa Daisy.

    As críticas foram, em geral, favoráveis ao título. Os elogios foram focados pela similaridade com o jogo Super Mario Bros. em sua jogabilidade. Graças ao jogo, as vendas iniciais do Game Boy foram impulsionadas e já foram vendidas mais de 18 milhões de cópias no total. O que o tornou o terceiro jogo da série Mario mais vendido de todos os tempos, sendo passado somente pelo Super Mario Bros. com 40 milhões de cópias vendidas e Super Mario World, com 20 milhões de unidades.

    A sua sequência, Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, foi lançada em 2 de novembro de 1992 e uma outra continuação, Wario Land: Super Mario Land 3, foi lançada em 1994.

    Enredo[editar | editar código-fonte]

    A história do jogo se passa no mundo de Sarasaland onde existem 4 reinos conhecidos como: Birabuto, Muda, Easton e Chai. Um dia os céus de Sarasaland foram subitamente cobertos por uma nuvem negra com uma rachadura que de dentro surgiu um monstro espacial desconhecido chamado Tatanga que quer conquistar Sarasaland. Tatanga hipnotizou os habitantes de todos os reinos para que ele pudesse ter controle total sobre eles de qualquer maneira que ele gostava e desta forma ele assumiu Sarasaland querendo se casar com a Princesa Daisy e se tornar o rei do lugar. Sabendo disso, Mario decide salvar a princesa e percebendo que ela estava mantida em cativeiro no reino de Chai, decidiu ir até lá. A fim de salvar a Princesa Daisy e restaurar a paz em Sarasaland, Mario fez seu caminho através de todos os 4 reinos derrotando os inimigos que se escondiam lá. A viagem foi difícil, como foi a 1ª vez que Mario viu as criaturas de Sarasaland porém, ele finalmente conseguiu derrotar os 4 tenentes de Tatanga (King Totomesu, Dragonzamasu, Hiyohoi e Bionkinton) mas depois de derrotar Bionkinton, Mario teve que lutar contra Tatanga em sua nave fortemente armada, o Pagosu.Após uma dura batalha, Mario derrota Tatanga e resgata a Princesa Daisy e depois de levá-la para casa, Mario se afasta de Sarasaland e volta para sua terra.Porém, quando ele chegou lá, ele percebeu que o Seqüestro da Princesa Daisy foi apenas uma distração para que Wario aproveitasse a ausência de Mario e roubasse seu castelo.

    Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

    Sendo o primeiro jogo da série Mario para os consoles portáteis, a jogabilidade de Super Mario Land é semelhante ao Super Mario Bros. e suas continuações. Assim como nos títulos anteriores, o jogador assume o papel de Mario. Diferentemente, o objetivo principal neste jogo é salvar a Princesa Daisy e derrotar um "misterioso homem do espaço" chamado Tatanga. Apesar de Super Mario Land ter aspectos similares na jogabilidade com os jogos anteriores da série, o título apresenta algumas diferenças.