Super Mario World 2: Yoshi's Island

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Super Mario World 2: Yoshi's Island
Produtora Nintendo
Editora(s) Nintendo
Plataforma(s) SNES/Super Famicom
Data(s) de lançamento Flag of Japan.svg Agosto de 1995
Flag of the United States.svg Outubro de 1995
Flag of Europe.svg Outubro de 1995
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Número de jogadores 1 ou 2
Classificação Permitido para todas as idades i ESRB (América do Norte)
Média Cartucho (16 megabits)
Controles Joystick

Super Mario World 2: Yoshi's Island, conhecido no Japão como Super Mario: Yossy Island (スーパーマリオ ヨッシーアイランド, Sūpā Mario: Yosshī Airando?) é um jogo de Mario feito para Super Nintendo por Shigeru Miyamoto e com uma trilha sonora de Kōji Kondō. Sua data de lançamento no Japão foi 5 de agosto de 1995. O jogo foi lançado nos Estados Unidos apenas em Outubro de 1995. O jogo reapareceu em 2002 com Super Mario Advance 3: Yoshi's Island, e contou com um remake em 2006 para Nintendo DS, intitulado Yoshi's Island DS. Super Mario World 2: Yoshi's Island ganhou o primeiro lugar na lista de melhores games do Yoshi produzida pelo site Reino do Cogumelo.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jogo começa com uma cegonha carregando dois bebês (Mario e Luigi) quando Kamek, um Koopa com poderes mágicos, rapta um dos bebês (Luigi), pois previra que eles causariam incômodo para seu mestre, Baby Bowser, no futuro. O outro cai no oceano. Kamek, furioso por ter perdido o outro bebê, manda seus servos, os Toadies, o procurarem.

O outro bebê, que havia aparentemente caído no oceano, caiu, na verdade, em uma ilha: a Yoshi's Island (Ilha do Yoshi). Ele caiu bem em cima de um Yoshi, que encontra um mapa junto com o bebê e decide ajudá-lo a achar seus pais. Kamek espalha várias criaturas pela ilha, que são os chefes do jogo. Agora, o personagem jogável é Yoshi e deve impedir que Baby Mario seja capturado pelos Toadies, passando por seis mundos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Gráficos[editar | editar código-fonte]

Os Gráficos contam com o microchip Super FX 2 para criar a escala, arredondamento e outros efeitos que são muito avançados para um simples jogo de Super NES/Famicom.

Os gráficos são muito diferentes do de Donkey Kong Country, apesar de terem sido lançados na mesma época. Shigeru Miyamoto ordenou que seus funcionários trabalhassem com um visual desenhado à mão, o que acabou dando uma característica infantil é muito elogiada pela crítica e permanece insuperada no SNES.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Yoshi's Island fez de Yoshi o personagem principal pela primeira vez em vez de Mario. No princípio, Mario conhece diferentes Yoshis, que possuem os mesmos movimentos, apenas mudando a cor. Uma das habilidades de Yoshi é voar. Se segurar o botão de Pulo, ele é capaz de manter seus pés no ar por um bom tempo. Isso pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.

Yoshi pode coletar ovos durante sua aventura, para atirar nos inimigos e vencê-los. Ele também pode botar ovos, mas para isso é necessários estar com um inimigo comestível na boca e apertar para baixo. O número máximo de ovos que o Yoshi pode ter é seis. Esses ovos podem variar:

  • Ovo verde: é um ovo normal.
  • Ovo amarelo: dá uma moeda se o jogador acertar em um inimigo.
  • Ovo vermelho: dá duas estrelas se acertar em um inimigo.
  • Ovo brilhante: dá uma moeda vermelha se acertar em um inimigo.
  • Ovos gigantes: transformam todos os inimigos da tela em estrelas.

Também há itens para serem coletados durante o jogo:

  • Flor: existem 5 em cada fase. Pegando todas, o jogador ganha uma vida, e cada flor vale 10 Pontos no escore total da fase.
  • Moeda vermelha: existem 20 em cada fase. Cada uma vale 1 ponto no total de pontos da fase.
  • Estrelas: o máximo que pode-se ter é 30 e elas aumentam o tempo em que o jogador pode ficar com o Mario na bolha, ao ser atingido por um inimigo. Cada estrela vale 1 ponto no total de pontos da fase.

O Yoshi também possui uma nova habilidade: o Ground Pound, que é um ataque no qual ele pula e cai fortemente no chão. Esse ataque é bom para destruir caixas, forçar pedaços de madeira que bloqueiam o caminho e destruir certos tipos de chão. Esse movimento continuou sendo usado nos games do Mario que vieram a seguir.

Poochy (ポチ) é um personagem canino que participa de várias séries dos jogos de Yoshi. Ele ajuda Yoshi em sua aventura com Baby Mario servindo de "isolador" de espinhos e lava, uma vez que pode andar sobre os mesmos. Se o jogador encontrar algum obstáculo (como uma parede), Poochy pulará automaticamente.

Ver também[editar | editar código-fonte]