Super Pac-Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Super Pac-Man
Produtora Namco
Editora(s) Bally Midway
Plataforma(s) Arcade
Data(s) de lançamento 1982
Gênero(s) [Jogo eletrônico de labirinto
Modos de jogo um jogador / dois jogador
Controles Joystick

Super Pac-Man, liberado em 1982, é o terceiro jogo da série Pac-Man, e a segunda estrelando Pac-Man. É também o segundo jogo a ser criado pela produtora original Namco. Ms. Pac-Man (o segundo jogo da série) foi originalmente criado sem o envolvimento da Namco.

História[editar | editar código-fonte]

Com base no hardware da Namco, este é o primeiro jogo do Pac-Man a usar o processador Motorola 6809, ao contrário dos jogos anteriores, que utilizaram a versão mais velha (Z80), e caiu para a conversão da classe Namco. A nova jogabilidade mecânica foi considerada por muitos confusa, e foi uma mudança muito radical a partir dos dois jogos anteriores. Em especial, ao Pac-Man se transformar em Super Pac-Man, ele foi, por alguns, muito mais difícil de se controlar. Seja qual for a razão, Super Pac-Man revelou ser o menos bem sucedido jogo da série original. A Midway também criou Jr. Pac-Man, também baseado no processador mais velho Z80, e com a base sólida e a sensação de jogo como os mais velhos fãs já estavam mais familiarizados.

Características e Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O som e a jogabilidade mecânica foram radicalmente alterados desde os dois primeiros jogos da série Pac-Man - em vez de comer pontos, o jogador é obrigado a comer chaves, a fim de abrir as portas, que abrem seções do labirinto que contêm o que nos jogos anteriores eram conhecidos como "frutas" (alimentos como maçãs e bananas), que agora são os itens básicos que devem ser apurados. Uma vez que todos os alimentos são ingeridos, o jogador avança para o próximo nível, em que o alimento vale mais pontos. Nos níveis anteriores, chaves desbloqueiam portas, enquanto que o jogador avança através dos níveis, é mais comum as chaves abrirem portas mais longínquas.

Além do jogo original permitir que Pac-Man coma os fantasmas, um adicional “poder” foi introduzido, o qual transforma Pac-Man em “Super Pac-Man”, este é duas vezes maior, se move muito mais rápido e tem a capacidade de comer os objetos do seu caminho mesmo com os obstáculos. Neste estado, ele é invulnerável aos fantasmas (que, por razões desconhecidas, tornam-se planos, enquanto movimentos horizontais e verticais finos se movem quando Pac-Man está neste estado), embora ele ainda não possa comê-los sem a ajuda do poder original. Este jogo também adiciona um botão de velocidade, que permite que Pac-Man se mova mais rápido no modo Super.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Super Pac-Man foi apenas um sucesso moderado nos anos 80 como uma máquina arcade e, portanto, não tem sido tão amplamente feito para outras plataformas, como o Pac-Man original e Ms. Pac-Man . Ainda assim, o jogo foi “revivido” várias vezes.

  • Em 1984, uma outra versão de Super Pac-Man foi feita para o Atari 5200, mas nunca foi lançado, devido à grande queda dos vídeo games do tempo.
  • Em 1988, versões para DOS e Commodore 64 foram liberados por Thunder Mountain.
  • Em 1998, a Namco liberou Super Pac-Man, como parte da História da Namco, Volume 3 (uma coleção de jogos clássicos da Namco), mas apenas para o PC no Japão.
  • Em 1999, Super Pac-Man foi incluído como um elemento de bônus sobre o cartucho de Ms. Pac-Man para o Game Boy Color da Nintendo.
  • Em 2007, foi lançado para dispositivos Palm PDA.
  • A Namco lançou Super Pac-Man, juntamente com Pac & Pal, Pac'n Roll, Pac-Mania e outros jogos de Pac-Man, que foram lançados no final de 2007.
  • A Namco tem uma nova versão de Super Pac-Man em telemóveis, só que desta vez com uma versão deluxe, com gráficos em 3D e efeitos sonoros mais atualizados.
  • Em 4 de novembro de 2008, Super Pac-Man foi liberado para o Xbox 360.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.