Supercorda tipo I SO(32)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na Física teórica, a teoria das supercordas do Tipo I SO(32), no âmbito da teoria de perturbação do acoplamento fraco, é uma das cinco diferentes teorias das cordas consistentes[1].

Esta é uma teoria que contém cordas abertas[2] e tem uma supersimetria em 10 dimensões. Na teoria do tipo I SO(32), as cordas abertas podem carregar medidores de graus de liberdade em seus terminais, e cancelamento de anomalias que restringe exclusivamente o grupo de gauge para ser SO(32). Ela contém D-branas com 1, 5 e 9 dimensões espaciais[3][4].

5 tipos de teorias[editar | editar código-fonte]

Em termos da teoria de perturbação de acoplamento fraco parece haver apenas cinco consistentes teorias das supercordas conhecidas como: Tipo I SO(32) [nota 1] [5] , Tipo IIA, Tipo IIB[nota 2], Tipo Heterótica SO(32) e Heterótica E8×E8 [nota 3] [6].

 

Supercorda

Tipo

Dimensões do

espaço-tempo

Detalhes - Supersimetria entre as forças e matéria

D Brane

I

10

Ambas com cordas abertas e fechadas. Inexistência de taquiões. O grupo de simetria é SO(32).

1,5,9

IIA

10

Apenas cordas fechadas vinculadas às D-branas. Inexistência de taquiões. Fermiões sem massa não são quirais.

0,2,4,6,8

IIB

10

Apenas cordas fechadas vinculadas a D-branas. Inexistência de taquiões. Fermiões sem massa quirais.

-1,1,3,5,7

HO

10

Apenas com cordas fechadas.Sem taquiões. Heterotico, i.e, os movimentos direitos e esquerdo da corda divergem. O grupo simétrico é SO(32).

Nenhum

HE

10

Somente com cordas fechadas. Sem taquiões. Heterotico. Grupo de simetria E8xE8.

Nenhum

Referências

  1. Exploring the SO(32) Heterotic String por Hans Peter Nillesa, Sa´ul Ramos-S´ancheza, Patrick Vaudrevangea, Akýn Wingerterb http://arxiv.org/pdf/hep-th/0603086.pdf
  2. Shiraz (29 de outubro de 2008). «Open strings from closed strings». Shiraz's lecture ( theory.tifr.res.in/~minwalla/ ). Consultado em 8 de outubro de 2014 
  3. Schwarz, John (2000). "Introduction to Superstring Theory".
  4. «Supersymmetric Strings». Consultado em 10 de outubro de 2014 
  5. Frenkel, Edward (2009). "Gauge theory and Langlands duality". Seminaire Bourbaki, p.2
  6. John M. Pierre (Setembro 1998). «Supersymmetric Strings». Society for Science & the Public 

Notas

  1. Teoria das cordas Tipo I com a acoplamento de corda constante é equivalente a corda heterótica SO(32) com o acoplamento . Esta equivalência é conhecido como S-dualidade (dualidade forte-fraca)
  2. A teoria das cordas Tipo II é um termo unificado que inclui tanto cordas tipo IIA e cordas tipo IIB. Em baixas energias, a teoria das cordas do tipo IIA é descrita por supergravidade do tipo IIA em dez dimensões, que é uma teoria não-quiral (ou seja simétrica esquerda-direita) com (1,1) d = 10 supersimetria; o fato de que as anomalias nesta teoria se cancelam é, por conseguinte, trivial.
  3. Na Teoria das cordas heterótica tem 2 tipos de cordas: Tipo Heterótica SO(32) e o tipo Heterótica E8×E8, abreviadas como HO e HE
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.