Superman II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Superman II
Super-Homem II (PT)
Superman II - A Aventura Continua (BR)
 Estados Unidos /  Reino Unido
1980 • cor • 127 min 
Direção Richard Lester
Produção Pierre Spengler
Roteiro Mario Puzo
David Newman
Leslie Newman
Elenco Gene Hackman
Christopher Reeve
Ned Beatty
Jackie Cooper
Sarah Douglas
Margot Kidder
Jack O'Halloran
Valerie Perrine
Susannah York
Clifton James
E.G. Marshall
Marc McClure
Terence Stamp
Género ficção científica / ação / aventura
Idioma inglês
Música Ken Thorne
Figurino Yvonne Blake
Sue Yelland
Edição Stuart Baird
John Victor-Smith
Estúdio Warner Bros.
International Film Production
Distribuição Warner Bros.
Orçamento US$ 54 milhões
Receita US$ 108.185.706
Cronologia
Último
Último
Superman
Superman III
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Superman II (no Brasil, Superman II - A Aventura Continua; em Portugal, Super-Homem II) é um filme norte-americano de 1980 dirigido por Richard Lester, continuação de Superman, de 1978. Foi o único da série filmado por dois diretores. Por esta razão, o filme é cercado por controvérsia, já que muitos crêem que Richard Donner filmou 75% das cenas do filme antes de ser demitido. Muitas das cenas foram filmadas pelo segundo diretor Richard Lester (que tinha sido um produtor do primeiro filme), em 1979, que também recriou várias cenas filmadas por Donner. Foi lançado na Europa e na Austrália, no final de 1980, mas não nos Estados Unidos, até junho de 1981. A estreia de 'Superman II foi apresentado em Megasound, um alto impacto semelhante ao sistema de som surround Sensurround. Tornou-se o filme mais editado de todos os tempos, superando os filmes Star Wars.

De acordo com declarações do Donner, cerca de 25% do corte de Superman II é dele, incluindo todas as cenas de Gene Hackman. Em 1984, quando Superman II estreou na televisão, 24 minutos foram reinseridos no filme (17 minutos na ABC). Grande parte da filmagem extra foi dirigida por Richard Donner. Na versão da ABC, uma "patrulha polar" é mostrada prendendo os três kryptonianos e Lex Luthor no final do filme. Sem este fim, fica insinuado que Superman teria deixado os kryptonianos morrerem, apesar de Superman ter um rigoroso código contra a vingança e as suas mortes não serem necessárias uma vez que eles perderam seus poderes. Por outro lado, a versão teatral termina insinuando que Luthor é abandonado na Fortaleza da Solidão, deixando que o espectador se pergunte como ele chegou à prisão de Superman IV - a pergunta foi respondida na versão prorrogada. O fim da prorrogação também tem Superman,com Lois ao lado dele, destruindo a Fortaleza da Solidão.

Uma nova versão do filme, restabelecendo ao máximo possível a concepção de Donner, intitulada Superman II - The Richard Donner Cut foi lançado em novembro de 2006. A última parte da referida cena também pode ser encontrado em Superman II - The Richard Donner Cut, enquanto a parte onde a polícia chega está na seção das cenas excluídas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

A história começa na planeta Krypton (antes de ele explodir e, dessa forma, antes do próprio Kal-El (nome kryptoniano do Superman) ser mandado para o Espaço, salvando-se), mostrando a captura uma equipe de três perigosos criminosos de Krypton, o cruel General Zod (Terence Stamp), o líder, a fria Ursa (Sarah Douglas, e o resistente Non (Jack O'Halloran). Que, julgados pela Suprema Corte kryptoniana, são condenados à prisão perpétua, presos em uma zona fantasma, vagando pelo espaço. Condenados e presos, Zod jura se vingar de Jor-El (pai do Superman), e de todos seus descendentes.

E assim o tempo passa, e, eles continuam presos, incontáveis anos depois, quando a história parte para o presente universo das histórias do Homem de Aço. Nela, Clark Kent ou Superman (Christopher Reeve), continua trabalhando como repórter no Planeta Diário, com a decidida Lois Lane (Margot Kidder), e seu chefe e editor Perry White (Jackie Cooper), dividindo sua vida entre o atrapalhado e tímido Clark e o heroico e corajoso Superman. A história desenrola-se, quando Clark, em mais um dia de trabalho descobre que terroristas invadiram a Torre Eifel, em Paris, e fazem dezenas de pessoas de reféns, ameaçando explodir uma bomba de Hidrogênio, e levar a capital da França pelos ares. Lois, decidida a fazer uma espetacular matéria exclusiva digna de um Prêmio Pulitzer, viaja à Paris, e acaba, entrando, escondida no elevador do ponto turístico.

Sabendo disso, Clark logo muda para Superman e voa até a Europa. Habilmente, o Homem de Aço salva Lois, e toda Paris, quando, leva a bomba (presa no Elevador) até o Espaço, atirando-a para o nada. Porém, o que ele não sabe, é que, quando o artefato explode, uma poderosa onda Supersônica, acaba libertando General Zod e seus aliados, que vagavam na zona fantasma. No entanto, sob a energia amarela do Sol de nosso Sistema Solar, o grupo adquire os mesmos poderes que Superman (Que os obtem da mesma forma).

E, para piorar, Lex Luthor (Gene Hackman), odioso inimigo do Homem de Aço, consegue, finalmente fugir da prisão (como mostrado em Superman - O Filme), decidido destruir o Superman. Descobrindo a Fortaleza da Solidão - uma espécie de casa kryptoniana de Superman aqui na Terra -, e com a ajuda da Srta. Teschmacher (Valerie Perrine), descobrem segredos guardados há sete chaves, destinados apenas à Kal-El. Enquanto isso, descobrindo os poderes que têm, Zod, Ursa e Non decidem invadir a Terra e conquistá-la, quando percebem que nós, seres humanos, somos "frágeis", começando a espalhar caos e destruição por onde passam.

Entretanto, sem desconfiar de nada, Clark continua agindo normalmente com Lois. Porém, a corajosa repórter está começando a desconfiar do colega, que sempre desaparece assim que o Homem de Aço surge, voltando logo em seguida, quando o super herói vai embora. E, numa viagem às Cataratas do Niagara, Clark acaba contando tudo à colega, e, diz, que, por amor a ela, abriria mão de seus poderes, vivendo como pessoas normais. Assim sendo, Lois, também apaixonada, voa com Clark até a Fortaleza da Solidão, e, lá, retira seus poderes completamente, tornando-se como qualquer pessoa.

O problema é que, à caminho de Metropolis, Clark e Lois descobrem as ações de Zod, Ursa e Non. Confuso, Clark pede à amada que volte, e, em seguida, parte para o Ártico, onde está a Fortaleza, com o objetivo, de, mesmo contra sua vontade, adquirir novamente seus poderes. A situação se complica quando, sabendo disso, Luthor convence Zod e os outros à se juntarem para destruir o Homem de Aço. Sabendo que ele é filho de seu maior inimigo, Zod jura acabar com Superman e conquistar nosso planeta.

Chegando em Metropolis, Zod, Ursa e Non, sob comando de Luthor, invadem o Planeta Diário, a procura de Superman. Enquanto isso, com grande sacrifício à Fortaleza, Clark recupera seus poderes, e parte à toda para Metrópolis. Assim que chega, encontra a cidade em caos. Já perdendo seu controle sob os kryptonianos, Luthor dá "Graças à Deus" ao ver seu inimigo desafiando seu (antigos) aliados. Em uma luta destruidora, Superman acaba atraindo Zod, Non e Ursa até a Fortaleza, com Lois e Luthor. E lá, depois de armar uma armadilha para Zod e sua quadrilha, e usando a falsidade de Luthor como estratégia, faz com que os inimigos de seu pai percam totalmente seus poderes, pelo mesmo modo que Clark perdeu os seus.

Fingindo estar sem poderes uma vez que entrara na antecâmara que originalmente lhe drenara sua superforça Clark/Superman na realidade se protegia contra a radiação do sol vermelho kryptoniano criado artificialmente e quando Zod pede para que Clark/Superman se ajoelhe em sua reverência a surpresa: Superman mostra sua descomunal força derrotando Zod, Ursa e Noh. Então Luthor deduz que Superman estava na antecâmara se protegendo da radiação enquanto os criminosos kripytinianos estavam perdendo suas forças. Em seguida corta para uma cena já no Planeta Diário aonde Clark e Lois discutem a sua especial relação dizendo que sentia ciumes do mundo por dividir Clark/Superman do resto do mundo e pede então que o amado lhe traga um suco após este a beijar. Corta depois para uma cena da mesma lanchonete aonde Clark e Lois acabam vendo as noticias da chegada de Zod, Nom e Ursa e um caminhoneiro valentão que anteriormente batera em Clark (sem seus superpoderes) o desafia para uma nova briga e desta vez perde por conta de que Clark recuperando a sua superforça dá a surra mereceida no caminhoneiro. Apos isso Luthor volta à cadeia levado pelo Superman e é saudado pelos colegas com o jocoso apelido de "Mozart" em alusão a uma famosa peça do compositor austríaco que é cantada em assovio por Luthor, Eine Kleine Nachmusik.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]