Sur (deserto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sur (em hebraico: שור, cujo significado é "muro") é o nome de um deserto ao leste do Golfo de Suez. Provavelmente o nome se refere ao muro de montanhas do planalto de Tih, visível a partir do litoral da planície.

Na Bíblia[editar | editar código-fonte]

No Antigo Testamento, em Gênesis 16:7, é dito que Agar, em Cades (Gênesis 16:14), foi encontrada pelo Anjo de Yahweh "no caminho de Sur". Abraão também viveu "entre Cades e Sur", como descreve Gênesis 20:1. A posição de Sur é descrita como sendo "próximo à fronteira do Egito, na direção de quem vai para Assíria" (Gênesis 15:18). Após atravessar o Mar vermelho (Êxodo 15:4), os hebreus entraram no deserto de Sur, que se estendia em direção a uma distância de três dias de viagem (Êxodo 15:22), após o qual chegaram a Mara (Êxodo 15:23). Também é observado (1 Samuel 15:7) como sendo no sentido oposto e próximo ao Egito (1 Samuel 27:8). Desta forma, conclui-se que sua localização ficava ao leste do Mar vermelho e dos lagos amargos.

Egiptologia[editar | editar código-fonte]

Brugsch propôs considerar Sur (o "muro") como sendo equivalente ao anbu ("muro") egípcio, o nome de uma fortificação de algum tipo, aparentemente próximo de Kantarah (Migdol), que provavelmente bloqueava a entrada ao Egito, na estrada de Pelusa de Zoã. A extensão desse "muro" é desconhecida, mas Brugsch a relaciona com o muro mencionado por Diodoro Sículo que escreveu cerca de 8 a.C. e que o atribuiu à Sesóstris (provavelmente Ramsés II), o qual defendeu "o lado leste do Egito contra as invasões dos sírios e árabes, através de um muro delineado de Pelusa até os desertos tão distantes de Heliópolis, para um espaço de 1.500 estádios". Heliópolis à 144 quilômetros ao sudoeste de Pelusa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.