Surt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Surt por John Charles Dollman.

Na mitologia nórdica, Surt[1] é o gigante de fogo que guarda Musphelhein. No Ragnarok, segundo a mitologia nórdica, Surt lançará fogo nos nove mundos[2] .

Surtur, Surtr ou ainda Surt (Antigo Nórdico "Negro" ou "Aquele moreno"), é o jötunn ancião, líder dos gigantes de fogo do Muspelheim. Surtur é citado na Edda poética, compilada no século 13 a partir de fontes tradicionais mais adiantadas, e na Prosa Edda, escrita no século 13 por Snorri Sturluson. Em ambas as fontes, Surtur é anunciado como sendo uma figura importante durante os eventos do Ragnarök, carregando sua espada brilhante, ele irá para a batalha contra os Æsir, tendo um confronto com o grande deus Freyr, e depois as chamas que ele traz vão engolir a Terra. É O assassino de dois irmãos de Odin, Vili e Ve, E certamente deve ser considerado tanto o maior inimigo de Odin quanto de Asgard.

Surtur não é mencionado em grande parte da mitologia pagã que foi recuperada e escrita nos Eddas. Existem algumas escolas de pensamento que discutem se Surtur foi de fato o primeiro ser, criado a partir do fogo primordial. Este fogo teria derretido a geada de gelo para revelar Audhumla, e para criar o ser primordial, Ymir. Além disso, como o tempo, o fogo de Surtur teria sido o suficiente para revelar o primeiro dos deuses, Buri, o pai de Odin, que se tornaria o chefe do Æsir. Se esta visão estiver correta, então Surtur é o começo de toda a vida e o final dela também.

Durante o ciclo do mito pagão nórdico, Surtur permanece nas fronteiras do reino de fogo Muspelheim, onde ele e todos os seus filhos vivem. Eles não têm grandes conflitos com os deuses como os gigantes de gelo, e os gigantes de fogo tentam manter-se inativos até que o tempo do Ragnarok chegue. Durante o Ragnarok (uma espécie de versão Viking do Armagedom), Surtur e seus gigantes de fogo irão se juntar aos gigantes de gelo, bem como o grande lobo Fenrir e seu irmão mais velho Jormundgand, a Serpente do Mundo, juntamente com o seu pai Loki, em uma batalha contra os Aesir e Vanir . Muitos deuses morrerão, e Surtur estará destinado a lutar contra o desarmado deus Freyr antes do fogo de Muspelheim varrer a terra e deixá-la limpa e pronta para um novo ciclo de vida.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

A Banda de Melodic Death Metal Amon Amarth faz referencia a Surt em seu Disco: Surtur Rising. "'Destroyer Of The Universe' É muito agressiva e é como uma faixa-título. Na verdade, trata-se de Surtur e de como ele vai contra Frej no Ragnarok, no fim do mundo." Diz Johan Hegg, lider e vocalista da banda.

No jogo Ragnarok Online é possivel encontrar um monstro chefe chamado Satan Morroc (através de uma missão), que é o gigante Surt, embora sua aparência e alguns aspectos tenham sido mudados. este se encontrava selado abaixo do castelo da cidade de Morroc, e foi liberado em uma das atualizações do jogo.

No jogo League of Legends, o personagem Brand também referencia Surt, isso pode ser notado pelo seu tema (fogo), por sua aparência (pele de cor preta e coberta por chamas), além de uma de suas frases dizer que lançará fogo sobre o mundo, exatamente com Surt faz durante o Ragnarök.

Referências

  1. Orchard (1997:154).
  2. Simek (2007:303–304)
Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.