Susana, Arquelais e Tecla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras santas chamadas Susana, veja Santa Susana (desambiguação). Para a santa e mártir do século I também chamada Tecla, veja Santa Tecla.
Santas Susana, Arquelais e Tecla
Virgem; Mártir
Morte 293
Roma
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 18 de janeiro na Igreja Católica
6 de junho na Igreja Ortodoxa[1]
Portal dos Santos

Susana, Arquelais e Tecla, de acordo com a tradição da Igreja Primitiva, foram três virgens mártires cristãs do século III[2][3].

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Para fugir das perseguições do imperador romano Diocleciano, Susana, Arquelais e Tecla fugiram de Roma para Nola[3][2], na região da Campânia, disfarçadas de homens[1].

Segundo a lenda (uma história cheia de relatos fantásticos e intervenções milagrosas[1]), as três receberam o dom da cura e passaram a realizar milagres na região, convertendo muitos pagãos e irritando o governador local[1]. As três foram presas e submetidas a uma série de torturas e crueldades para que abandonassem sua fé, incluindo animais ferozes, pedras gigantes e ferros quentes. Finalmente, depois de fracassar em todas as suas tentativas, o governador ordenou que elas fossem mortas[1][3].

Referências

  1. a b c d e «Virginmartyr Susanna Beheaded at Salerno» (em inglês). Orthodox Church in America. Consultado em 17 de agosto de 2013 
  2. a b «Santa Susana» (em inglês). Saints SQPN. Consultado em 17 de agosto de 2013 
  3. a b c «St. Archelais and Companions» (em inglês). Cahtolic Online. Consultado em 17 de agosto de 2013