Svend Aagesen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Svend Aagesen ou Svend Aagesen ou Sven Aagesen ou Aageson ou ainda Aggessøn, Aggesøn ou Aggesen e sendo ainda conhecido na grafia latina como Sueno Agonis Filius (Dinamarca, século XIISéculo XIII) foi um dos mais conhecidos escritores e historiadores da Dinamarca. Viveu nos finais do Século XIII, tendo sido contemporâneo de Snorri Sturluson.

Vida[editar | editar código-fonte]

Pode ser considerado o primeiro historiador dinamarquês. Escreveu sobre as ordem do arcebispo de Lund, Absalão, uma historia resumida dos reis da Dinamarca desde o ano 300 até ao ano de 1187 da era cristã, que ficou conhecida sob o título de “Compendiosa Historia Regum Danioe", e abrange de Skioldo a Canuto VI da Dinamarca (Knut VI) e também "Historia Segundo Castrensium regis Canuti Magni". ano em que os Dinamarqueses conquistaram a Pomerânia.

Alguns estudiosos consideram que o latim de Sven Aagesen está cheio de barbarismos, e que é considerado inferior ao de Saxo Grammaticus, seu contemporâneo. Os seus livros são de grande utilidade para o conhecimento da história nórdica visto que antes deles só existiu a “Crónica de Roskildense". As ligações entre Sven e Saxo Grammaticus são um tema de controvérsia. Comentarios feitos no seu trabalho: ”Historia Regum Dacie” ajudam na tentativa de provar que havia uma ligação entre eles, alguns historiadores referem que terão estudando juntos em França.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Sven Aagesen provinha de uma família com origens nobres em que se destaca o seu próprio bisavô, Thrugot, casado com Thorgunna, filha, esta de Vagn Aagesøn, neto este por sua vez do lendário Palne Toke. Thrugot e a sua esposa Thorgunna foram pais de Sven Thrugotsøn e Vagn. Sven Thrugotsøn (ou Thorgunnasøn) por sua vez teve quatro filhos. Um, Asser, foi arcebispo da localidade de Lund entre (1104 e 1137), tendo também sido o primeiro arcebispo da Escandinávia. Outro dos filhos de Sven Thrugotsøn, provavelmente o mais novo foi cónego em Lund, e anos mais tarde de Viborg e ainda em (1132), bispo na localidade Viborg. Do terceiro filho, Eskil, sabe-se muito pouco e o quarto irmão, Christiern Svensøn, foi o avô de Sven Aagesen. Christiern Svensøn e o seu filho Agge, que foi o pai de Sven, fez guerra ao lado do rei Erik II Emune durante a guerra civil que aconteceu depois do assassinato de Canuto Lavardo. Destas guerras Sven deixou um relato das suas participações nas batalhas conhecido como: “História Breve de Regum Dacie”. Segundo os historiadores da Dinamarca terá feito os seus estudos num mosteiro na Dinamarca onde aprendeu sobre a antiguidade clássica, tema que exibe nos seus escritos. No entanto terá também adquirido conhecimento sobre outros ramos do saber numa outra instituição, possivelmente nas escolas da igreja católica em França. Foi uma pessoa notável da sua época, na sua “Historia brevis Regum Dacie” refere que a leitura dos obras dos historiadores latinos foi um tema que lhe ocupou longo tempo e lamenta-se dos feitos dos monarcas dinamarqueses não serem igualmente tão dignos de nota. Como fizeram os seus antepassados esteve próximo da casa real e lutou ao lodo do rei Valdemar I, conhecido na história como Thinglid, e mais tarde ao lado do filho do rei Canuto VI durante as muitas expedições guerreiras que este fez.

Escreveu[editar | editar código-fonte]

  • Lex Castrensis, escrito em Língua dinamarquesa.
  • Lejrloven ou Krigerloven, Esta obra terá sido escrita entre 1181 e 1182. Nesta obra, no prologo, é mencionado pelo próprio autor a sua intenção de escrever uma lista do reis dinamarqueses. A história pode assegurar que esta lista foi escrita pois aparece mencionada num documento do medieval do século XIII que a utilizou como referência e a denomina: “Genealogia Regum Dacie". Do original actualmente só restam fragmentos.
  • Historia brevis Regum Dacie, obra terminada entre 1186 e 1187.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Grande História Universal Ediclube, 2006.
  • Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911.
  • Nova Enciclopédia Portuguesa, Ed. Publicações Ediclube, 1996.
  • Moleta De Paul Læssøe, "Sven Aggesøn: Om Danmarks Konger da história de Kortfattet", Det Berlingske Bogtrykkeri, Copenhague, 1944.
  • M.CL.Gertz, "Sven Aggesøns Historiske Skrifter", Rosenkilde Y Bagger, Copenhague, 1967.
  • M.CL.Gertz, "Escritores Menores da História Dinamarquesa", G.E.C. Gad, 1917-1918.
  • Sven Aagesen.