Sveriges Riksbank

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sveriges Riksbank (Banco Nacional Sueco) é o banco central da Suécia, algumas vezes chamado de apenas de Banco da Suécia. É conhecido no mundo por ser o mais antigo banco central.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Riksbank começou a operar em 1668 [2] , o seu antecedente o Stockholms Banco (também conhecido por Banco de Palmstruch), no qual foi fundado por Johan Palmstruch em 1656. Embora o banco fosse privado, era o rei sueco que escolhia os gestores: numa carta para Palmstruch, em que este daria permissão as suas operações conforme os regulamentos indicados.

Entretanto, Stockholms Banco, o primeiro banco a emitir notas no mundo, desmoronou em consequência da emissão (introdução) de notas a mais, sem o aval necessário. Palmstruch, foi considerado o responsável pelas perdas do banco, e condenado à morte, mas mais tarde recebeu perdão. Em 17 de Setembro de 1668, o privilégio de Palmstruch operar um banco, foi transferido ao Riksens Ständers Bank (tradução: O banco das propriedades do reino) e foi dirigido sob os auspicios do parlamento. Devido à falha do Banco de Estocolmo, o novo banco foi dirigido sob o controlo directo do Riksdag of the Estates (tradução: Parlamento das propriedades) para impedir a intromissão do Rei. Quando novo Riksdag (Parlamento da Suécia) foi instituído em 1866, o nome do banco foi mudado a Sveriges Riksbank (tradução: Banco da Suécia).

Aprendendo a lição da experiência de Banco de Estocolmo, não foi permitido ao Riksbank emitir (e introduzir) notas de banco. Não obstante, em 1701 a permissão foi concedida à emissão das chamadas notas de crédito. Passado algum tempo, no meio do século XVII começou a aparecer notas falsas (forjadas ou contrafeitas) que causaram problemas sérios. Para evitar a falsificação (contrafacção ou contrafeição) ficou decidido que o Riksbank deveria produzir o seu próprio papel para as notas do banco, por isso foi construida uma fabrica em Tumba, na Suécia, nos suburbios de Estocolmo pela empresa, Tumba Bruk.

Alguns anos mais tarde, os primeiros bancos comerciais foram fundados e à estes também foram permitidos emitir notas de banco.

O prémio sueco de Riksbank em ciências económicas em memória de Alfred Nobel[editar | editar código-fonte]

Após o terceiro centenário do Banco, em 1968, foi instituido um (O) prémio na economia em memória de Alfred Nobel. O prémio é concedido na ceremonia com o Prémio Nobel das outras categorias, em Estocolmo, todos os anos, no 10 de Dezembro.

Referências

  1. Riksbanken (em sueco) Enciclopédia Nacional Sueca. Página visitada em 22 de abril de 2014.
  2. Riksbanken (em sueco) Enciclopédia Nacional Sueca. Página visitada em 22 de abril de 2014.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]