Sweetheart (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Sweetheart"
Canção de Rainy Davis
do álbum Sweetheart
Lançamento 1986
Formato(s) CD single
Gênero(s) R&B
Duração 6:52
Gravadora(s) Columbia
Composição Rainy Davis, Warner Pete
Faixas de Sweetheart
Último
Último
"4-Ever"
(2)
Próximo
Próximo

"Sweetheart" é uma canção escrita por Rainy Davis e Warner Pete e gravada originalmente por Davis, que apareceu em seu álbum de estréia. A canção alcançou o número 24 na tabela da Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs em 1986. Posteriormente, foi re-gravada por Jermaine Dupri e Mariah Carey.

A pedido de Amir Bayyan, Davis escreveu "Sweetheart" com o produtor Pete Warner, para o álbum de Janet Jackson, Control (1986). Quando a versão demo da canção foi finalizada, todas as canções para Control já haviam sido escolhidas. Amir Bayyan, Christine Bayyan e Chris Lord Alge sugeriram então a Davis para lançar a canção por ela. O resultado foi um sucesso na cena dance e nas rádios urban e pop.

Versão de Jermaine Dupri e Mariah Carey[editar | editar código-fonte]

"Sweetheart"
Single de Jermaine Dupri com a participação de Mariah Carey
do álbum Life in 1472 e #1's
Lançamento 6 de Outubro de 1998
Formato(s) CD single
Gravação 1998
Gênero(s) R&B, hip hop
Duração 4:24
Gravadora(s) Columbia
Composição Rainy Davis, Warner Pete
Produção Jermaine Dupri, Mariah Carey
Cronologia de singles de Jermaine Dupri
Último
Último
"With Me"
(1998)
"The Party Continues"
(1998)
Próximo
Próximo
Cronologia de singles de Mariah Carey
Último
Último
"My All"
(1998)
"When You Believe"
(1998)
Próximo
Próximo

Jermaine Dupri e Mariah Carey co-produziram o cover de "Sweetheart" para o álbum de estréia de Dupri, Life in 1472 (1998) e também foi incluída no álbum de compilação de Carey, #1's, depois aparecendo também em Greatest Hits e The Remixes Foi programado para a liberação como o segundo single de Life in 1472, em 1998 e foi concebido para ser um tratamento completo, com a fabricação de CD singles comerciais e maxi-singles do CD (entre outros formatos). Sony Music Entertainment recolheu o single comercial no último minuto, e nunca foi oficialmente lançado. Algumas lojas receberam os singles comerciais, e muitos deles foram vendidos. A maioria das lojas deu-los gratuitamente, ou como faixas extras em Life in 1472 ou em #1's. Muitos ainda restavam, e Amazon.com controversamente vendeu em Janeiro de 2000.

"Sweetheart" foi dado como apenas um lançamento comercial nas partes da Europa e Ásia, onde acumulou menor sucesso e alcançou o top quarenta, na maioria dos mercados. O single comercial estava originalmente programado para ser lançado nos Estados Unidos antes que as regras da Billboard Hot 100 forssem alterados para permitir cortes de álbum no gráfico. Na sequência da alteração das regras para o Hot 100, as regras da Bubbling Under Hot 100 Singles foram alterados, assim, permitindo que as músicas nas rádios, só que estavam borbulhando sob, ou ainda não tinha entrado no Hot 100, entrassem lá. "Sweetheart" começou a receber airplays de rádio e do vídeo musical no Outono de 1998, e na primeira semana da mudança de regra, quando executar a canção como um single promocional estava terminando, ele entrou no Bubbling Under Hot 100 Singles em #25 e permaneceu no gráfico por semana. Outro exemplo de uma canção que atingiu posições baixas no gráfico próximo ao final de seu funcionamento, devido à mudança de regra foi "Torn", de Natalie Imbruglia, que teve um longo prazo no número um nos airplays do Billboard Hot 100.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O vídeo musical, dirigido por Hype Williams, mostra Dupri e Carey em vários locais que variam de um museu de arte moderna espanhola (o Museu Guggenheim Bilbao) 1 para uma praia isolada e uma discoteca exclusiva. O tema é sobre ter um "meu bem" ao longo do vídeo. Carey e Dupri regravaram seus vocais para um remix da canção, conhecida como "Sweetheart" (The Story), que possui mais raps de Dupri e menos vocais por Carey. Lil Jon, Mark Picchiotti, e remixer Latina conhecida como M também criaram remixes da canção.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

CD single europeu

  1. "Sweetheart"
  2. "Sweetheart" (The Dance)

CD maxi-single europeu

  1. "Sweetheart"
  2. "Sweetheart" (The Dance)
  3. "Sweetheart" (The Story)
  4. "Sweetheart" (Lil Jon Remix)

CD maxi-single japonês

  1. "Sweetheart" (The Story)
  2. "Sweetheart"
  3. "Sweetheart" (sem o rap)
  4. "Sweetheart" (Lil Jon Remix)
  5. "Sweetheart" (The Story Instrumental)

12" Promo

  • Lado A
  1. "Sweetheart" (Clean)
  2. "Sweetheart" (Instrumental)
  3. "Sweetheart" (Acapella)
  • Lado B
  1. "Money Ain't A Thang" (Extended LP Remix) (com Beenie Man e Jay-Z)
  2. "Money Ain't A Thang" (Extended LP Instrumental) (com Jay-Z)

Paradas[editar | editar código-fonte]

Parada (1998) Melhor
posição
 Alemanha - German Singles Chart2 15
 Países Baixos - Dutch Singles Chart3 22
 Estados Unidos - Billboard Bubbling Under Hot 100 Singles4 25
União Europeia - European Singles Chart5 63
 Suécia - Swedish Singles Chart6 44
Suíça - Swiss Singles Chart7 18

Referências[editar | editar código-fonte]