Switchball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Switchball/CrazyBall
Ficheiro:SBcover.jpg
Capa do jogo para Xbox 360 na versão Live Arcade.
Desenvolvedora(s) Atomic Elbow
Distribuidora(s) Sierra Online
Motor AGEIA PhysX (atualmente chamada de Nvidia PhysX)
Plataforma(s) Microsoft Windows

Playstation 3
Xbox 360

Lançamento PC: 26 de junho de 2007

Versão Retail para PC: 23 de outubro de 2007
Xbox Live Arcade: 7 de novembro de 2007
Playstation Network: 17 de setembro de 2009

Gênero(s) Puzzle
Modos de jogo Single player, Multi player

Switchball (inicialmente conhecido como CrazyBall) é um jogo puzzle e inicialmente um jogo indie criado pela empresa sueca Atomic Elbow. Mais tarde, o jogo foi publicado ao mercado graças à extinta Sierra Online (antigamente conhecida por Sierra Games) para as plataformas Microsoft Windows, Xbox 360 (pelo Xbox Live Arcade) e Playstation 3 (pela PSN), por muitos é conhecido como um "sucessor espiritual", pelo fato do jogo ter os mesmos traços que o antigo jogo da Atari para fliperama, o Marble Madness.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador devera guiar uma bolinha (por muitos é dita como "bola de gude") em cinco mundos (eles são o Skyworld, Iceworld, Caveworld, Cloudworld e Lavaworld) de dex fases cada (se não me engano). Em cada fase, o jogador poderá achar poderes para a bolinha para atravessar certos bloqueios da fase, como por exemplo uma caixa de ferro que só pode ser movida rapidamente com o poder de bola de ferro, entre muitas outras, que nem todas são apenas força.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Inicialmente conhecido como CrazyBall, o jogo ganhou o prêmio de "melhor jogo de PC" de 2005 pela Swedish Game Awards. Um ano depois, foi finalista do prêmio "Classe de Excelência Técnica" pela Independent Game Festival.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Publicação Pontuação
CVG (PC) 7.9/10
GameSpot (X360) 7.5/10
GamesRadar (PC) 8/10
IGN (X360) 8.4/10
Team Xbox (X360) 9.4/10

O site GamesRadar deu uma nota positiva ao jogo; Switchball ganhou a nota 8.0, elogiando os gráficos do AGEIA PhysX Engine e comentando "o rolamento e batendo e batendo e atirando são primorosamente bem feitos. E a física, a melhor coisa que aconteceu para jogos desde barris explosivos, tem um maneira de fazer você se importar". A Out of Eigth deu a nota 7/8 (quase máxima); a Team Xbox deu a nota 9.4 de 10, adicionando um elogio ao jogo dizendo "Switchball é certamente um dos melhores jogos de quebra-cabeça para o XBLA".

Relançamento no Xbox Live Arcade[editar | editar código-fonte]

Em 26 de março de 2008, o Switchball foi relançado na lista dos jogos do Xbox Live Arcade com um patch corretor, com melhora de gráficos e atualização no placar mundial do Live.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]