Switchball (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Switchball/CrazyBall
Ficheiro:SBcover.jpg
Capa do jogo para Xbox 360 na versão Live Arcade.
Desenvolvedora Atomic Elbow
Distribuidora Sierra Online
Motor AGEIA PhysX (atualmente chamada de Nvidia PhysX)
Plataforma(s) Microsoft Windows

Playstation 3
Xbox 360

Data(s) de lançamento PC: 26 de Junho de 2007

Versão Retail para PC: 23 de Outubro de 2007
Xbox Live Arcade: 7 de Novembro de 2007
Playstation Network: 17 de Setembro de 2009

Gênero(s) Puzzle
Modos de jogo Single player,Multi player
Número de jogadores 1 ou 2 (em modo cooperativo)
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Mídia Download, CD-ROM (para versão Retail do jogo)
Requisitos mínimos Windows XP, Windows Vista

Pentium 4 2,8 GHz ou AMD equivalente 512 MB de RAM ou DirectX 9.0c Placa de Vídeo 256 MB de RAM (para a configuração média, talvez)

Controles Teclado e Mouse, Gamepad.
Idioma Inglês, Espanhol, Russo, Japonês, Português Brasileiro, diversos (a linguagem é definida quando for instalado o AGEIA PhysX no computador, lista de linguagens não está totalmente certa)

Switchball (inicialmente conhecido como CrazyBall) é um jogo Puzzle e inicialmente um Jogo Indie criado pela empresa sueca Atomic Elbow, mais tarde o jogo foi publicado para o mercado graças a extinta Sierra Online (antigamente conhecida por Sierra Games) para as plataformas Microsoft Windows, Xbox 360 (pelo Xbox Live Arcade) e Playstation 3 (pela PSN), por muitos é conhecido como um "sucessor espiritual" pelo fato do jogo ter os mesmos traços que o antigo jogo da Atari para o fliperama o Marble Madness.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador devera guiar uma bolinha (por muitos é dita como "Bola de Gude") em 5 mundos (eles são o Skyworld, Iceworld, Caveworld, Cloudworld e Lavaworld) de 10 fases cada (se não me engano), em cada fase, o jogador poderá achar poderes para a bolinha para atravessar certos bloqueios da fase como por exemplo uma caixa de ferro que só pode ser movida rapidamente com o poder de bola de ferro entre muitas outras, que nem todas são apenas força.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Inicialmente conhecido como CrazyBall, o jogo ganhou o prêmio de "Melhor jogo de PC" de 2005 pela Swedish Game Awards, um ano depois foi finalista do prêmio "Classe de Excelência Técnica" pela Independent Game Festival.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Publicação Pontuação
CVG (PC)
7.9/10
GameSpot (X360)
7.5/10
GamesRadar (PC)
8/10
IGN (X360)
8.4/10
Team Xbox (X360)
9.4/10

O site GamesRadar deu uma nota positiva ao jogo, Switchball ganhou a nota 8.0 elogiando os gráficos do AGEIA PhysX Engine e comentando "o rolamento e batendo e batendo e atirando são primorosamente bem feito. E a física, a melhor coisa que aconteceu para jogos desde barris explosivos, tem um maneira de fazer você se importa". A Out of Eigth deu a nota 7/8 (quase máxima), a Team Xbox deu a nota 9.4 de 10 e adicionando um elogio ao jogo dizendo "Switchball é certamente um dos melhores jogos de quebra-cabeça para o XBLA".

Relançamento no Xbox Live Arcade[editar | editar código-fonte]

Em 26 de Março de 2008 o Switchball foi relançado na lista dos jogos do Xbox Live Arcade com um patch corretor, com melhora de gráficos e atualização no placar mundial do Live.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Switchball na IGN