Syktyvkar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O aeroporto de Syktyvkar

A cidade de Syktyvkar (em russo: Сыктывка́р) é a capital da República de Komi, na Federação Russa. A população era de 230.011 pessoas no Censo russo de 2002.

Syktyvkar está localizada às margens do rio Sysola, o qual é a origem de seu nome anterior Ust-Sysolsk. O atual nome da cidade vem de Syktyv, o nome do mesmo rio, mas em língua komi, acrescido de kar, que significa "cidade". Syktivkar está bem próxima do ponto onde o rio Sysola chega ao rio Vychegda, sendo este um tributário do rio Duína do Norte.

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que havia uma povoação no atual local da cidade de Syktyvkar desde o século XVI. O status de cidade lhe foi concedido por Catarina, a Grande em 1780, e logo tornou-se capital do Oblast Autônomo de Komi. Tem se mantido como capital de Komi desde então, embora um grande fluxo de migrantes russos no século XX tenha deixado o povo komi como minoria em sua própria terra e, especialmente, em sua capital.

A maioria da população era de mercadores e camponeses. A principal ocupação dos moradores era a agricultura, a pecuária, a caça, a pesca e o comércio.

No começo do século XX, a população havia aumentado para cerca de 6.000 habitantes. O governo czarista transformou a região de Komi em um desterro para exilados políticos.

Em 1921 Ust-Sysolsk recebeu o status de centro administrativo da recém-criada República Socialista Soviética Autônoma de Komi, e na mesma época foi rebatizada como Syktyvkar. Em 1936, Syktyvkar tornou-se capital da República.

Brasão de Syktyvkar

Economia[editar | editar código-fonte]

Os rios Sysola, Vychegda e Duína do Norte são navegáveis e são a principal rota de transporte dos produtos da floresta exportados por Syktyvkar. A maior indústria da cidade é a madeireira, com a produção de artefatos ou madeira bruta e serrada.

A cidade é servida pelo Aeroporto de Syktyvkar e pelo Aeródromo Syktyvkar Sudoeste.

Cultura e educação[editar | editar código-fonte]

Syktyvkar é o centro da vida cultural da República. O mais antigo museu da República de Komi, o Museu Nacional, foi fundado em 1911. Atualmente, o Museu Nacional é o Memorial da Literatura de Ivan Kuratov e o Museu de Victor Savin.

A Pinacoteca Nacional ou National Gallery foi fundada em Syktyvkar em 1943. Recepciona exibições de diferentes museus do país.

Em 1930 Victor Savin, um poeta, dramaturgo e ator, fundou o Teatro Dramático da República de Komi, e o teatro leva seu nome até hoje. Peças de Nicolai Diakonov, Vasili Lecanov, Alexandre Larev e outros são familiares para todos que conhecem a história da cultura komi. Em 1966 o Teatro Dramático recebeu o status de teatro acadêmico.

O Teatro da Ópera e Ballet iniciou sua história em 1958.

A Biblioteca Nacional soma 2,5 milhões de volumes, incluindo livros nas línguas komi, russa e outras extrangeiras.

A Universidade Estatal Syktyvkar foi fundada em 1972 e tem mais de 3.500 estudantes em tempo integral e 250 docentes.[1]

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Syktyvkar tem as seguintes cidades irmãs[2] :

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. UNIVERSITY OF SYKTYVKAR Valdosta State University. Visitado em 2009-09-10.
  2. Syktyvkar Regions and cities

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Syktyvkar
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.