System Management Bus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O System Management Bus (abreviado como SMBus ou SMB) é um barramento simples de dois fios, derivado do I²C e usado para comunicação com dispositivos de largura de banda estreita numa placa-mãe, especialmente chips relacionados ao gerenciamento de energia, tal como o subsistema de baterias recarregáveis dum laptop (ver Smart Battery Data). Outros dispositivos podem incluir sensores de temperatura, ventoinha ou voltagem, e interruptores. Placas de expansão PCI podem conectar-se a um segmento SMBus.

Características[editar | editar código-fonte]

Um dispositivo pode fornecer informações sobre o fabricante, indicar seu número de modelo/parte, salvar seu estado em caso de "hibernação", reportar vários tipos de erro, aceitar parâmetros de controle e informar seu estado atual. O SMBus não é geralmente configurável ou acessível pelo usuário. Embora dispositivos SMBus geralmente não possam identificar sua funcionalidade, uma nova especificação, PMBus, estendeu o SMBus ao incluir convenções que permitem tal identificação.

O SMBus foi definido pela Intel em 1995. Ele transporta clock, dados e instruções, e é baseado no protocolo de barramento serial Philips I²C. A taxa de frequência do seu clock é de 10 kHz a 100 kHz (o PMBus estende o clock para 400 kHz). Seus níveis de tensão e temporização são definidos mais estritamente do que os do I²C, mas dispositivos pertencentes aos dois sistemas freqüentemente são misturados com sucesso no mesmo barramento.

O SMBus é em grande parte um subconjunto do I²C; dispositivos I²C projetados sem grande rigor podem fazer com que um SMBus trave. O SMBus possui um sinal extra opcional, de interrupção compartilhada, denominado SMBALERT#, o qual pode ser usado por slaves para avisar ao host sobre eventos de interesse do mesmo.

O SMBus também define um "Host Notify Protocol", menos comum, o qual fornece notificações similares mas passando mais dados e estruturado no modo multi-mestre do I²C.

FreeBSD, Linux, Windows 2000, Windows XP e Windows Vista dão suporte aos dispositivos SMBus, o mesmo não acontecendo com o Windows 98 e versões anteriores.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.