Tânis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tânis (Τάνις), é o nome grego dado a cidade de Djanet do Antigo Egito (atualmente صان الحجر Ṣān al-Ḥaǧar) localizada a nordeste do delta do Nilo.

Tanis foi fundada em finais dos anos da XX dinastia, e tornou-se a norte da capital do Egito durante os seguintes anos, na XXI dinastia. Foi a cidade natal de Smendes, fundador da dinastia 21. Durante a Vigésima segunda dinastia Tânis permaneceu como Egito político da capital (se bem que por vezes eram rivais dinastias situados noutros locais em Alto Egito). Foi uma importante cidade comercial e estratégico até que ela foi ameaçada de inundações pelo lago Manzala no século VI d.C, quando foi finalmente abandonada. Os refugiados fundaram a cidade vizinha de Tênis.

Na cultura popular a cidade foi incorretamente descrita pelo filme Os Caçadores da Arca Perdida como tendo sido destruída por uma tempestade de areia e descoberta pelos nazistas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.