Técnicas de estudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

Técnicas de Estudo referem-se ao conjunto de metodologias para o aproveitamento eficiente do estudo individual ou em equipe. As metodologias do estudo pretendem traçar métodos para a aprendizagem satisfatória, em menos tempo, com esforço menor.

Considerações Gerais[editar | editar código-fonte]

Os alunos da Educação Básica encontram sérias dificuldades nas pesquisas individuais porque a grade curricular das escolas públicas brasileiras não inserem uma disciplina sobre a metodologia do estudo e da aprendizagem. Os cursos superiores oferecem a Metodologia da Pesquisa Científica que orientam os graduandos nos seus primeiros passos na carreira acadêmica.

Alguns cursos particulares, livros e sites oferecem métodos de estudos baseados em conhecimentos científicos ou experiências que direcionam o aluno na aprendizagem. Essas abordagens pretendem maior rendimento, em menos tempo e com menos esforços. Enfim, o estudo individual precisa de alguns métodos para alcançar um bom resultado. A simples leitura livresca não encerra todo o significado da palavra estudar, pesquisar.

Ver também[editar | editar código-fonte]