Técnicas de sobrevivência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Técnicas de sobrevivência compõem um conjunto de práticas emergenciais que, compreendidas, treinadas e aplicadas em situações extremas, permitem ao indivíduo prolongar sua vida e manter-se fisicamente íntegro, permitindo-lhe o resgate ou que encontre uma saída para os problemas.

Situações extremas de desastres (acidentes com meio de transporte, terremotos, naufrágios, etc.) podem colocar o indivíduo longe da vida civilizada e do socorro; o conhecimento das técnicas de sobrevivência podem salvar a sua própria vida e a de outros que estejam em sua companhia. O treinamento de sobrevivência é uma das disciplinas militares.

Para o médico e geógrafo brasileiro Josué de Castro, o conceito de técnicas de sobrevivência incluem não somente as situações extremas, mas a sobrevivência do homem no meio atual, que deriva dos avanços científicos, e neles se incluem o uso generalizado de inseticidas e de vacinas, que reduziram as taxas de mortalidade, especialmente infantil e aumento de produção agrícola - o que no mundo atual gerou uma situação em que se permitiu sobreviver - mas não propriamente "viver" de forma adequada.[1]

Sobrevivência no mar[editar | editar código-fonte]

Para a sobrevivência no mar é facil. É só você ficar parado e quieto, se acalmar e procurar ficar apoiado numa superfície que bóia mas se voce nao tiver uma superfície que boie tente ao máximo se manter acordado e boiando. Se voce estiver perto da margem de uma ilha nade até la para se salvar e de sinais de que tem alguém lá. Se nao tiver e for só rochas não chegue perto pois a correnteza pode-lhe puxar e com o impacto você pode se machucar ou até morrer devido ao impacto.


Bibliografia específica[editar | editar código-fonte]

  • Brasil. Marinha do Brasil. Manual de Sobrevivência – Imprensa Naval. Rio de Janeiro. 1990.
  • Rezende, Celso Antônio Junqueira. Manual de Sobrevivência no mar. Rio de Janeiro. 1992.
  • Wright, C. H. Survival at Sea: The Lifeboat and Liferaft. Liverpool: The James Laver Printing Co. Ltd., 1986.
  • Lee, E. C. B. and Lee, K. Safety and Survival at Sea. London: W. W. Norton, 1980.

Referências

  1. Castro, Josué de; Anna Maria de Castro. Editora Record, ed. Fome, um tema proibido: últimos escritos de Josué de Castro. 2003 4ª ed, 239 páginas ed. São Paulo: [s.n.] 44 páginas. ISBN 8520006639. Consultado em 8 de abril de 2010 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.