Técnico em mecânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Técnico em Mecânica)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Técnico em Mecânica, Técnico Mecânico ou Mecânico de Nível Técnico é o profissional de Mecânica formado técnico de nível médio, seja no sistema de ensino médio técnico ou ensino técnico pós-médio.

Titularização, regularização e fiscalização[editar | editar código-fonte]

A profissão de Técnico em Mecânica é regularizada e fiscalizada em níveis estadual (pelo CREA -Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e federal (CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), sendo que o profissional deve estar registrado nestes órgãos para exercer plenamente a profissão e apresentar-se por seu título profissional - Tec. Mec., na forma abreviada, comumente utilizada como prenome escrito.

Atuação[editar | editar código-fonte]

Um técnico em mecânica atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança; controla processos de fabricação; aplica técnicas de medição e ensaios; especifica materiais para construção mecânica dentre outras atribuições, podendo usar sua formação para emitir laudos técnicos para patentes e registros. Os mercados de trabalho para um Mecânico de Nível Técnico estão principalmente na Indústria, nas fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa e em prestadoras de serviços e empresas cuja funcionalidade abrange a área.

Duração do curso[editar | editar código-fonte]

O Curso Técnico em Mecânica tem duração de dois anos, conforme a carga horária semanal das disciplinas específicas no regime pós medio e na modalidade concomitante (junto com o ensino medio) tem a duraçao do curso de ensino medio que é de tres a quatro anos dependendo da instituiçao.