Tênis de mesa paralímpico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tênis de mesa paraolímpico)
Ir para: navegação, pesquisa

Este esporte paraolímpico é destinado a atletas com paralisia cerebral, amputados e em cadeira de rodas, masculinos e femininos, por equipe, individual ou open. Pode ser praticado em pé ou de cadeira de rodas. A imposição da bola bater no meio da mesa no serviço e a permissão para que o atleta se apoie na mesa, desde que não a tire do lugar, são algumas das poucas adaptações das regras da Federação Internacional, também no serviço a bola deve sair pela linha de fundo e não pelas laterais.

Para ser mais "preciso", as categorias são divididas em Classes, de 1 a 5, chamamos de Cadeirantes, de 6 a 10, andantes, e a 11 especificamente para deficientes intelectuais.

Quanto menor a categoria, maior o tipo de lesao, ou seja, Classe 1 Cadeirante, tem lesao mais grave do que a Classe 5, onde a lesao encontra-se apenas nos membros inferiores.

A Regra do saque (diferente dos "normais"), aplica-se apenas aos do tipo Cadeirantes, os andantes, a regra do saque vale a mesma das competições olímpicas. Leva-se apenas em consideraçao, problemas de lançamento de bola, e em alguns casos, permiti-se rebater usando as 2 maos. tchau!

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.