Título de produção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Título de produção, título de trabalho ou título falso é o nome temporário de um produto utilizado no inicio de seu desenvolvimento, geralmente em produção de filmes, telenovelas, jogos de vídeo, músicas ou álbum.[1] [2]

Objetivo[editar | editar código-fonte]

Títulos de trabalho são usados principalmente por duas razões. A primeira é que um título oficial ainda não foi decidido e o título de trabalho esta sendo usado em sua vez, por fins de nomeação, o segundo é uma artimanha para disfarçar internacionalmente o desenvolvimento de grande projetos.

Exemplo da primeira razão, inclui o filme Die Hard with a Vengeance, que foi produzido sob o título de Die Hard: New York e os filmes James Bond, que são geralmente produzido com o título Bond 22, até que o título oficial seja confirmado.

Exemplo da segunda, inclui o filme Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro, que iniciou o seu desenvolvimento usando o título Crime organizado, assim a produção conseguiu enviar disfarçadamente o roteiro para Agência Nacional do Cinema, sendo um dos processos para estratégia contra a pirataria.[3]

Outro exemplo é o PlayStation 4 que foi desenvolvido sob o nome de Orbis. Isto foi feito para preferencialmente disfarçar o produto que está sendo desenvolvido. [carece de fontes?]

Referências

  1. Scott Edelman (3 de março de 2010). The secret code names of 37 sci-fi blockbuster films Blastr. Página visitada em 26 de março de 2013.
  2. Bruno Carmelo (12 de maio de 2013). Batman já se chamou "Magnus Rex"? Conheça os "títulos de trabalho" mais curiosos de Hollywood AdoroCinema.. Página visitada em 13 de Maio de 2013.
  3. Rogrido Fonseca (22 de setembro de 2010). Para proteger 'Tropa de elite 2', diretor depositou cópia em cofre de banco O Globo. Página visitada em 4 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.