Túsculo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Túscia)
Um parque arqueológico em Túsculo.

Túsculo (em latim: Tusculum) ou Túscia era uma antiga cidade localizada na região do Lácio que foi absorvida por Roma em 381 a.C.

A cidade estava situada em uma posição estratégica sobre a borda norte do anel exterior da cratera do vulcão Albano, na província de Roma. Muitas famílias romanas famosas, como as de amilia, I Fulvia, Fonteia, Juventia e Porcia (a família do Catos), eram de origem de Tusculana.

As ruínas desta cidade estão perto da moderna Frascati, SE de 15 MI (24 quilômetros) de Roma, Itália.

Governantes[editar | editar código-fonte]

Os Condes de Túsculo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conde de Túsculo

No fim do século X, a cidadela em Túsculo ficou sob o controle do poderoso Teofilato I, fundador da Casa de Túsculo e seu primeiro Conde. Os Tusculanis transformaram-se rapidamente de administradores a dominadores do papado e da Sé romana àquela altura da Idade Média. Embora o ramo principal da família afundou-se na obscuridade após a metade do século X, uma ramificação acabou por tornar-se conhecida e poderosa, eram os Colonna, que continuariam a exercer uma influência central sobre a política romana e papal até o fim do Renascimento, principalmente como protagonista dos Gibelinos (imperialista) na oposição ao Caetani e aos Orsini, suportantes papais dos Guelfos.

A Via Tuscolana ou Tuscolana[editar | editar código-fonte]

A Via Tuscolana, embora não sendo uma estrada romana, as suas origens remontam à época medieval no seguimento da unificação de antigos traçados. A estrada deve o nome ao facto de estar orientada para Tuscolo, uma cidade destruída em 1191. Actualmente, a estrada dirige-se a Frascati e o seu itinerário substituiu as funções da antiga Via Latina que ligava Roma às colinas. Partia da Porta de S. Giovanni.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.