Türkmenabat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Türkmenabat (Turcomano cirílico: Түркменабат; antes Chardzhou, também deletrado como Chardjui, Charjou, Chardzhev, Chärjew o Charjew; Turkmeno cirílico: Чәрҗев; Russo: Чарджо) é uma cidade do Turcomenistão, capital da província de Lebap. Em 1999, tinha uma população de aproximadamente 203.000 habitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Türkmenabat está situado em uma altitude de 187 metros, sobre os bancos do rio Amu Dária, cerca da fronteira com Uzbequistão.

História[editar | editar código-fonte]

Agora (depois da queda da URSS) é uma cidade industrial moderna, Türkmenabat tem uma história de aproximadamente 2000 anos. A atual cidade foi fundada em 1886, durante a construção da ferrovia Trans-Cáspio.

Anteriormente, era conhecida como Āmul. O rio Amu Dária foi chamado assim depois desta cidade.

Charjew era um centro industrial e de transporte durante o período soviético, mas desde a independência do país, a maior parte destes de os trabalhos relacionados tem desaparecido no peso da industria caiu em Ashgabat.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A cidade se comunica com a capital, Ashgabat, mediante as aerolinhas Turkmenistan Airlines e por uma linha ferroviária. O trem também a conecta com Nukus e Urgench (Uzbequistão).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A uns 70 quilômetros ao sul de Türkmenabat está a reserva do deserto de Repetek, famosa por seus zemzen (crocodilos do deserto).

Türkmenabat tem uma população de etnia Uzbeks del 30-40% total. Este feito tem influenciado consideravelmente na cultura e as costumes da zona.