Tōhoku Shinkansen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tōhoku Shinkansen route

Tōhoku Shinkansen (東北新幹線) é uma linha de alta velocidade, ligando Tóquio com Hachinobe na Prefeitura de Aomori num total de 593 km, a linha Shinkansen mais longa do Japão. Circula através da região menos povoada de Tōhoku, na principal ilha japonesa de Honshu. Tem duas linhas afluentes, a Yamagata Shinkansen e a Akita Shinkansen, que não são vistas no diagrama. A linha é operada pela empresa privada East Japan Railway Company.

Cronograma[editar | editar código-fonte]

Está em fase de construção uma extensão da linha desde Hachinobe até Aomori, estando prevista a sua conclusão por volta de 2010. Desde Aomori, a construção pretende continuar a linha sob o nome de Hokkaido Shinkansen, passando através do túnel mais longo do mundo, o Túnel de Seikan até Shin-Hakodate em Hokkaido, e eventualmente todo o caminho até Sapporo.

O terreno montanhoso por onde a linha passa necessita em grande parte do apoio de túneis. O túnel de Iwate Ichinobe no troço Morioka-Hachinobe, completado em 2000, foi fugazmente o túnel mais longo do mundo com 25.8 km, mas em 2005 foi ultrapassado pelo túnel Hakkoda na extensão até Aomori, com 26.5 km. O túnel de Lötschberg na Suíça ultrapassou-os aos dois.

Comboios[editar | editar código-fonte]

Estão em funcionamento três tipos de comboios a operar nesta linha:

Um comboio foi retirado de serviço:

  • Aoba, serviço local desde Junho de 1982 até Outubro de 1997 (sendo consolidado pelo Nasuno.
Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.