Cauda em T

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de T-tail)
Esquema de uma cauda em T.

Uma Cauda em T ou T-tail é uma configuração do estabilizador horizontal de uma aeronave em que os profundores são montados acima do estabilizador vertical. Tradicionalmente, as superfícies de controle horizontal são montadas junto à fuselagem, na base do estabilizador vertical. Tal configuração faz parecer com a letra maiúscula "T" quando vista de frente para trás, dando origem ao nome.

Vantagens[editar | editar código-fonte]

British Aerospace Avro RJ-85 da SN Brussels Airlines
Tupolev Tu-154M da Rossiya Russian Airlines.

Desvantagens[editar | editar código-fonte]

Exemplo de estol com cauda em "T".
Grob motor glider.
Piper PA-44-180 Seminole.
  • A aeronave tende muito mais a entrar em uma condição perigosa de Estol, anulando o fluxo de ar sobre a superfície da cauda e os profundores por causa de uma asa estolada, levando a uma total perda de controle de arfagem.[1] O F-101 Voodoo sofreu deste problema durante todo seu tempo de serviço.
  • O estabilizador vertical deve ser consideravelmente mais forte e rígido para suportar as forças geradas pela cauda. A menos que sejam utilizados materiais compostos mais caros, isto inevitavelmente a faz ainda mais pesada.
  • A configuração de cauda em "T" também pode causar várias preocupações na questão de manutenção. Os controles para exercer trabalho sobre o profundor são mais complexos, e as superfícies de comando são mais difíceis de ser casualmente inspecionadas do solo.
  • Devido a uma falta de fluxo de ar sobre o profundor de um motor montado na frente (pistão ou turboélice), o controle em baixa velocidade é reduzido e a operação nesta condição é mais difícil para aeronaves não projetadas para baixas velocidades.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Gloster Javelin - History». Thunder & Lightnings. 30 de setembro de 2008. Consultado em 25 de agosto de 2011