t.A.T.u.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de T.A.T.u)
Ir para: navegação, pesquisa


t.A.T.u.
Tatu at VivaComet 2008 (cropped).jpg
t.A.T.u. na Polônia em 2008
Informação geral
Origem Moscou
País  Rússia
Gênero(s) Europop, pop rock, EDM
Período em atividade 19992011
2014 (Reuniões: 2012, 2013)
Página oficial www.tatu.ru

t.A.T.u. (do russo: "Тату", acrônimo de Та Любит Ту (Ta Lyubit Tu), "Essa Ama Aquela")[1] foi a duo russa composta por Yulia Volkova e Lena Katina.

História[editar | editar código-fonte]

1998–2000: Formação de t.A.T.u[editar | editar código-fonte]

Dueto t.A.T.u.

O grupo t.A.T.u surgiu em 1999. Foi criado por Ivan Shapovalov, um ex-psicólogo infantil que trabalhava com propaganda e tinha muita vontade de dirigir um videoclipe. Como não é tão fácil conseguir que alguém contrate um desconhecido para fazê-lo, Shapovalov teve a ideia de criar o seu próprio grupo. O projeto t.A.T.u. foi formada por produtor musical Ivan Shapovalov, produtora musical/cantora/compositora Elena Kiper, e o consultor financeiro /gerente Boris Renski em Moscou, Rússia, em 1999. A ideia original da banda era para ser apenas Lena (escolhida entre 400 meninas), mas depois Yulia foi adicionada à mistura após Kiper ter um sonho sobre se beijando outra mulher e acordar declarando, "Ya soshla s UMA!". Assim surgiu a imagem controversa e primeiro single do tATu. Foi realizada então uma segunda seleção para o segundo membro do duo t.A.T.u., na qual foi escolhida Yulia. Dizem as duas Ivan não fazia ideia de que as duas já se conheciam do grupo Neposedy e que quando se reencontraram em estúdio, ambas ficaram muito felizes em poder se rever. Yulia Volkova integrou o grupo Neposedy por três anos, e ao atingir os 14 anos de idade foi expulsa por cometer atos como fumar e beber.

2000–2003: 200Km/h in the Wrong Lane e 200 Po Vstrechnoi[editar | editar código-fonte]

Com o seu grupo já formado, o agora produtor Shapovalov passou a ter a plena liberdade para explorar a imagem das garotas. Foi criada então a imagem da amizade entre duas garotas, que foi interpretada como garotas lésbicas, mas foi o que as lançou ao estrelato na Rússia. Seu videoclipe para o primeiro single, Ya Soshla S Uma (All The Things She Said, em inglês), no qual as duas aparecem trocando carícias e beijos, o que despertou a curiosidade do público.

As duas venderam mais de um milhão de cópias de seu primeiro CD 200 po Vstrechnoy. Após Ya Soshla S Uma, a dupla lançou ainda mais dois videoclipes polêmicos deste mesmo álbum. Foram estes Nas Ne Dogonyat, no qual elas roubam um caminhão e saem pela estrada do lado errado da pista (aliás, 200 po vstrechnoy, dvesti po vstrchnoy 200 na contramão, juntas para sempre, vem desse clipe) atropelando tudo o que veem pela frente e 30 Minut, no qual Yulia vê Lena com um rapaz e mata os dois, restando a dúvida: era ciúmes do rapaz ou de Lena?

Devido ao grande êxito deste álbum na Rússia, Ivan e as garotas decidiram ir mais longe. Decidiram conquistar a Europa e até mesmo talvez os Estados Unidos. Para isso, contrataram um produtor de peso, Trevor Horn, que já trabalhou com Yes e já produziu várias bandas famosas como Simple Minds e Pet Shop Boys.

Apesar da barreira linguística (Lena hoje fala inglês fluente, já Yulia tem uma certa dificuldade com a língua, porém a compreende muito bem), o CD foi gravado e foi lançado pelo mundo todo com o nome de 200 km/h in the Wrong Lane (200 km/h na Contramão, com versões em inglês das músicas mais famosas do CD russo e com uma cover de How Soon is Now, dos Smiths.

Para não pôr de parte os fãs russos, as t.A.T.u lançaram duas novas músicas, uma chamada Ne Ver Ne Boisya Ne Prosi e outra chamada Prostye Dvizhenya que foi acompanhada de um videoclipe polêmico como sempre. Neste clipe, Yulia se masturba e tem orgasmos na frente da câmera, embora nada de pornográfico seja mostrado. Porém, os políticos russos discutiram muito se esse vídeo deveria ser censurado ou não. Mas como disseram pouco depois as duas intérpretes em entrevista na Polônia, os políticos viram que não havia nada de ofensivo o suficiente para proibir a sua veiculação. O duo obteve sucesso no mercado da Itália, da Espanha e outros países, além de ter alcançado a vigésima posição com dois singles no chart Hot 100 da Billboard, nos Estados Unidos.

2003–2004: Pausa e Reforma[editar | editar código-fonte]

Em 26 de setembro de 2003, a banda lançou um CD de remixes, intitulado Remixes. Em novembro de 2003, o CD foi lançado na Rússia, com duas novas faixas e vídeos. As novas canções foram "Prostiye Dvizheniya" (que anteriormente foi lançada como single, mas não tinha aparecido em um lançamento comercial antes) e "Ne Ver, Ne Boysya".

Posteriormente, foi feito o lançamento de um DVD intitulado "Screaming for More" , lançado em novembro de 2003, seguido do lançamento de outro DVD, de nome "Anatomy of tATu", o qual mais tarde foi exibido na televisão russa, em 12 de dezembro de 2003. O documentário revela que as meninas não eram lésbicas, e narrou o grupo em que participou no Festival Eurovisão da Canção 2003, no início do ano. Em dezembro do mesmo ano, as garotas quebram legalmente o contrato com Ivan Shapovalov, alegando que a qualidade da música estava baixa e que Shapovalov só queria criar escândalos e polêmicas. Yulia Volkova declarou que "ele (Ivan Shapovalov) gasta seu tempo pensando em escândalos em vez de planejar o nosso trabalho artístico. Eu tenho certeza que nossos fãs preferem ouvir novas músicas e álbuns novos ao invés de novos escândalos".

Durante os preparativos para o seu segundo álbum internacional, menos lésbico, a dupla lançou um reality show para procurar os melhores compositores. Mas o rompimento com seu mentor, Ivan Shapovalov, ex-psicólogo infantil, foi o ponto principal a levar as meninas a um momento fora do holofote. Tempos depois, apoitadas por Sting e outros artístas do mercado internacional, retomaram o projeto do segundo álbum e lançaram "Dangerous and Moving", que teve como carro-chefe a música "All about us" – amplamente divulgada na América Latina e Europa e a única do álbum aentrar para as contagens da Billboard, em 2005.

Após a separação, Yulia mencionou sobre uma ida aos Estados Unidos na primavera de 2004, para gravar o novo álbum com novos produtores. No entanto, logo depois, ela ficou grávida e a gravação do novo álbum foi adiada.

2004–2006: Lyudi Invalidy e Dangerous and Moving [editar | editar código-fonte]

t.A.T.u. em outubro de 2005.

Em 2005, a dupla lançou seu segundo álbum chamado Lyudi invalidy / Dangerous and Moving. Este é menos pop e mais eletrônico que o primeiro. Seu primeiro single "All About Us" (que está presente na versão em inglês em ambos CDs) fez muito sucesso nesse período. Logo após isso, lançaram mais três singles para o CD em inglês e mais dois para o CD russo.

A dupla ainda fez muito sucesso na Rússia e no leste europeu, além de ter conseguido um grande legado de fãs no oriente, sobretudo no Japão, Taiwan e Filipinas.

Shapovalov liderou o t.A.T.u. para o sucesso ao longo da década de 2000, mas depois foi posto para fora pelas meninas em 2004. Assim, deu início da T.A. Música em 2005. Boris Renski seguiu com a produção musical de t.A.T.u. com a T.A. Music de 2005 a 2009.

2007–2010: Vesyoyle Ulybki, Happy Smiles e Waste Management[editar | editar código-fonte]

Yulia deu luz a seu segundo bebê em 30 de dezembro de 2007. Em 23 de Outubro de 2008, lançaram seu terceiro álbum de estúdio, intitulado (Happy Smiles) Vesolye Ulybki. No dia 15 de dezembro de 2009, é lançado na Rússia o Waste Management em formato digital com nova capa e com outro nome, versão em inglês do Vesolye Ulybki. Segundo a dupla, as mudanças aconteceram porque elas estavam cansadas da arte da edição russa e digital. Ao mesmo tempo, ocorreu o lançamento do álbum para download na Austrália, Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia e México. Em 1 de janeiro de 2010, a versão física do álbum em inglês foi lançada na Rússia e, duas semanas depois, no Brasil, sob o selo da Coqueiro Verde Records. Duas semanas após o lançamento do Waste Management em formato físico no Brasil, foi realizado o lançamento do álbum na Argentina e no Chile e, cinco semanas após, na Colômbia. Nos demais países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, o álbum jamais foi lançado em formato físico.

2011: Hiato e 200km/h in the Wrong Lane: 10th Anniversary Edition[editar | editar código-fonte]

Após quase dez anos de carreira, a dupla decidiu se separar oficialmente. A notícia foi dada em fevereiro de 2011. As cantoras afirmaram que iriam se separar após o lançamento mundial do filme "You and I", no qual elas fizeram participação, e após o lançamento do álbum "Waste Management Remixes", o qual teve seu lançamento confirmado para maio de 2011. Lena e Yulia informaram que a partir dali seguiriam em carreira solo. Posteriormente, Lena Katina disse em entrevista que: "As pessoas vão lembrar da gente pelas ótimas músicas, pela liberdade e por não termos medo de nada. Tiveram as imagens provocativas de duas meninas se beijando, mas, a segunda coisa, é a ótima música", finalizou. Quando questionada sobre um possível retorno da dupla, a cantora disse: "Talvez em dez anos". Lena continuou com a T.A. Music e o produtor

Em 2 de outubro, Cherrytree Records/Universal Russia anunciou que eles lançariam uma edição especial do disco “200 km/h in the Wrong Lane”. A “10th Year Anniversary Gold Edition trará uma nova arte de capa, a música nunca-lançada-antes das sessões de 2002, “A Simple Motion,” um novo remix de “All The Things She Said” do produtor Fernando Garibay, em adição a músicas remasterizadas e estará disponível em 12 de novembro de 2012. Em 24 de outubro, Cherrytree Records lançou a track listing oficial do álbum, nele havia uma nota escrita a mão escrita e assinada por Julia e Lena pessoalmente. Lena se apresentou com Julia pela primeira vez em anos em uma performance no "The Voice" na Romênia em 11 de dezembro, além de concederem uma entrevista exclusiva. Em 3 de dezembro, Lena rompeu com Boris Renski e a T.A.Music e decidiu seguir uma carreira verdadeiramente independente.

2013-presente: Retorno aos palcos, Re-Invention e fim do duo[editar | editar código-fonte]

Durante uma recente entrevista, Julia Volkova contou que ela e Lena Katina estão conversando sobre o retorno da dupla. Julia disse que muitos fãs estão esperando por isso, e que Lena está apenas esperando a companheira se submeter a uma cirurgia na garganta.

Durante o ano, fizeram algumas apresentações juntas, sob o nome t.A.T.u., não confirmando retorno oficial, dando preferência às carreiras solo. Lena Katina lançou Lift Me Up e fez algumas apresentações solo durante o ano, e Julia se limitou apenas às apresentações marcadas com Lena, devido suas limitações com a voz. Lena e Yulia se apresentaram juntas na abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi, onde performaram Nas ne dogonyat[2] , sua apresentação foi censurada da televisão russa. Ainda em fevereiro, a dupla se apresentou num festival da Love Radio, onde novamente performaram Nas ne dogonyat e, ainda performaram uma música nova denominada "Love In Every Moment"[3] , que será lançada oficialmente nas rádios russas dia 23 de fevereiro[4] A nova música originou rumores de um possível quarto álbum seria gravado, se chamaria "Re-Invention" e seria lançado em 2014. [5]

Inesperadamente em 18 de fevereiro de 2014, Lena Katina publicou um vídeo cancelando os planos de retorno, acusando a companheira de se impor no projeto artístico e também acusando-a de chantagem. Yulia teria ameaçado boicotar os planos de Lena, pois supostamente, Yulia possui contatos em um canal russo. Apesar do cancelamento por parte de Lena, o vídeo para Love In Every Moment/Lyubov V Kazhdom Mgnoveriy foi gravado por imposição contratual. Lena postou um vídeo em seu Facebook explicando as razões que levaram ao cancelamento das apresentações. "Vocês ouviram sobre a turnê promocional na Eslováquia e República Tcheca. Hoje todos os eventos foram cancelados, incluindo os shows em Minsk e Moscou". [6] Em represália Yulia fez os shows programados com outra garota ruiva interpretando Lena.[7] O videoclipe de Love In Every Moment/Lyubov V Kazhdom Mgnoveriy foi uma ação promocional do Cornetto e teve participação de Mike Tompkins e Ligalize, Lena e Yulia gravaram suas partes separadamente. O single não foi lançado sob o nome t.A.T.u., mas sob os nomes solo dos artistas. [8]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Yulia e seu namorado, Parviz.

Muitos acreditam que o conjunto tenha alcançado sucesso devido às especulações de que as integrantes seriam lésbicas. O primeiro single, (All The Things She Said), foi composto majoritariamente por frases abordando o tema lésbico, tratando um amor impossível e mostra no seu vídeo as duas cantoras vestidas de uniforme escolar se beijando na chuva.

Depois de meses de dúvidas e das polêmicas que elas geravam, acabaram por assumir que tudo não passava de um golpe promocional, ainda assim, a dupla declarou que são, desde sempre, totalmente contra o preconceito sexual.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio em russo[editar | editar código-fonte]

Titulo Detalhes Posições nas paradas Certificações
RUS POL
200 Po Vstrechnoy (200 по встречной) 6 9
Lyudi Invalidy (Люди инвалиды) 3 1
Vesyolye Ulybki (Весёлые улыбки) 7 12

Álbuns de estúdio em inglês[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Posições nas paradas Certificações
AUS
[11]
AUT
[12]
FRA
[13]
GER
[14]
IRE
[15]
NLD
[16]
SWE
[17]
SWI
[18]
UK
[19]
US
[20]
200 km/h in the Wrong Lane 19 1 8 12 66 32 14 5 12 13
Dangerous & Movin'
  • Lançamento: 10 de Outubro de 2005
  • Selo: Universal/Interscope
  • Formatos: CD, digital download
32 13 23 25 82 39 37 26 78 131
Waste Management 32 192 185
"—" significa lugares onde não vendeu o suficiente para entrar na parada.

Álbuns de compilação[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Certificações
Remixes
The Best
Waste Management (Remixes)
  • Lançamento: 29 de Março de 2011
  • Selo: T.A. Music/Universal
  • Formatos: CD, download

Singles em russo[editar | editar código-fonte]

Título Ano Álbum
"Ya Soshla S Uma" 2000 200 Po Vstrechnoy
"Nas Ne Dogonyat" 2001
"30 Minut"
"Prostye Dvizheniya" 2002 t.A.T.u. Remixes
"Ne Ver', Ne Boysia" 2003
"Lyudi Invalidy" 2005 Lyudi Invalidy
"Novaya Model" 2006
"Obez'yanka Nol"
"Beliy Plaschik" 2007 Vesyolye Ulybki
"220" 2008
"You and I"
"Snegopady" 2009

Singles em inglês[editar | editar código-fonte]

Título Ano Posições nas paradas Certificações Álbum
AUS
[11]
AUT
[12]
FRA
[13]
GER
[25]
IRE
[15]
NLD
[16]
SWE
[17]
SWI
[18]
UK
[19]
US
[26]
US Club
[27]
"All the Things She Said" 2002 1 1 2 1 1 2 2 1 1 20 5 200 km/h In the Wrong Lane
"Not Gonna Get Us" 2003 11 5 18 15 10 11 9 18 7 1
"How Soon Is Now?" 37 37 33 20 10 21
"All About Us" 2005 39 3 7 7 20 39 6 9 8 13 Dangerous and Moving
"Friend or Foe" 34 89 75 48
"Gomenasai" 2006 47 30
"Snowfalls" 2009 Waste Management
"—" significa lugares onde não vendeu o suficiente para entrar na parada.

Outras Músicas[editar | editar código-fonte]

  • 1999: "Yugoslaviya" - cantado por Lena, não incluso no debut CD
  • 2004: "Belochka" - cantada por Lena, incluída em "Podnebesnaya No. 1"
  • 2004: "Zashchishchatʹsya ochkami" (YA budu)- disco com 19 músicas
  • 2006: "Vsë normalʹno" (YA zdesʹ)
  • 2005: "V kosmose skvoznyaki" - versão russa para "Cosmos (Outer Space)"
  • 2004: "Poeziya" - colaboração com "Polyusa", incluso em "Ponebesnaya No. 1"

DVDs[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2002 t.A.T.u: The Video Collection
2004 Podnebesnaya
  • Lançamento: 2004
  • Documentário para TV
2003 Screaming for More
2004 Anatomy of t.A.T.u.
2006 t.A.T.u. Expedition
2007 Truth: Live in St. Petersburg
  • Lançamento: 12 de Setembro de 2007
  • DVD - Ao vivo

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • 200 Po Vstrechnoy Tour (2001–2002)
  • Show Me Love Tour (2003)
  • Dangerous and Moving Tour (2005–2007)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. t.A.T.u. upstage Koizumi, Kan on live NTV show
  2. Apesar da lei anti-gay da Rússia, dupla t.A.T.u canta na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi
  3. Veja a performance completa de “Love In Every Moment”, nova música da dupla t.A.T.u
  4. Apesar da briga, nova música da dupla t.A.T.u ainda será lançada
  5. t.A.T.u. “Love In Every Moment” (Video Premiere)
  6. Briga entre Julia e Lena cancela retorno do t.A.t.U.
  7. Julia Volkova faz show com outra ruiva no lugar de Lena Katina
  8. Novo clipe do t.A.T.u. não traz Julia Volkova e Lena Katina juntas
  9. IFPI Platinum Europe Awards > 2002 Albums. International Federation of the Phonographic Industry. Página visitada em 2009-04-09.
  10. zpav.pl Listy besellerow Wyrozienia > Platynowe CD. ZPAV. Página visitada em 2011-02-20.
  11. a b Australian Charts > t.A.T.u.. australian-charts.com Hung Medien. Página visitada em 2011-02-20.
  12. a b Austrian Charts > t.A.T.u. (em german). austriancharts.at Hung Medien. Página visitada em 2011-02-20.
  13. a b c d French Charts > t.A.T.u. (em french). lescharts.com Hung Medien. Página visitada em 2011-06-14.
  14. Chartverfolgung / t.A.T.u. / Longplay (em german). musicline.de PhonoNet. Página visitada em 2011-06-14.
  15. a b Irish Charts > t.A.T.u.. irish-charts.com Hung Medien. Página visitada em 2011-06-14.
  16. a b Dutch Charts > t.A.T.u. (em dutch). dutchcharts.nl Hung Medien. Página visitada em 2011-06-14.
  17. a b Swedish Charts > t.A.T.u.. swedishcharts.com Hung Medien. Página visitada em 2011-06-14.
  18. a b Swiss Charts > t.A.T.u.. swisscharts.com Hung Medien. Página visitada em 2011-06-25.
  19. a b UK Charts > t.A.T.u.. Official Charts Company. Página visitada em 2011-06-14.
  20. t.A.T.u. > Album & Song Chart History > Billboard 200. Billboard Nielsen Business Media. Página visitada em 2011-06-14.
  21. IFPI Platinum Europe Awards > 2003 Albums. International Federation of the Phonographic Industry. Página visitada em 2009-04-09.
  22. RIAA>Gold & Platinum. Recording Industry Association of America. Página visitada em 2009-04-09.
  23. a b BPI Certified Awards. British Phonographic Industry. Página visitada em 2009-04-09.
  24. Certificações (Grécia) (em grego). Federação Internacional da Indústria Fonográfica (Grécia). Página visitada em 2011-06-14.
  25. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas ger
  26. [http://www.billboard.com/artist/430679 /t.a.t.u./chart?f=379 t.A.T.u. > Album & Song Chart History > Hot 100]. Billboard Nielsen Business Media. Página visitada em 2012-12-31.
  27. [http://www.billboard.com/artist/430679 /t.a.t.u./chart?f=379 t.A.T.u. > Album & Song Chart History > Club]. Billboard Nielsen Business Media. Página visitada em 2012-12-31.
  28. a b ARIA Charts > Accreditations > 2003 Singles. Australian Recording Industry Association. Página visitada em 2009-04-09.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons