TK-90X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TK90X)
TK-90X
Computador doméstico

O TK90X.
Fabricante Microdigital Eletrônica Edit this on Wikidata
Lançamento 1985 (38–39 anos)
Características
Sistema operacional TK Basic
Processador Zilog Z-80A em 3,58 MHz
Memória 16 KiB — 48 KiB (máxima)
Portal Tecnologias da Informação

O TK90X foi um computador de 8 bits lançado no Brasil pela Microdigital Eletrônica em junho de 1985 e baseado no computador doméstico ZX Spectrum produzido pela empresa britânica Sinclair Research. O TK90X utilizava o microprocessador Z-80A (3,58 MHz) de 8 bits.[1] O computador contava com um interpretador da linguagem de programação BASIC, o que facilitava a sua programação por principiantes.

Tornou-se muito popular devido ao baixo custo, à simplicidade e à enorme biblioteca de software existente para o ZX Spectrum. Bastava conectá-lo a um aparelho de televisão colorido e estava pronto para usar.

Ele tinha também um 'item' (detalhe) que o ajudou a se tornar bem popular: ele já possuía saída de joystick incorporada (padrão 'Interface 2') evitando algo que os donos do ZX Spectrum original sempre tiveram que comprar em separado e que causava muita dor de cabeça pois sempre havia problemas de mau contato, além de diversos padrões de interfaces de joystick (Interface2 da propria Sinclair, Kempston e Cursor).

Incompatibilidades[editar | editar código-fonte]

A versão da Microdigital possuía algumas modificações na ROM que eram um pequeno upgrade ao original (ZX Spectrum). Assim, o TK90X não era totalmente compatível com o ZX Spectrum. No entanto, a maioria dos programas escritos para o ZX Spectrum funcionava sem problemas no TK90X[1] (aproximadamente 90 a 95%). Este fato foi um dos motivos do grande sucesso desse computador, pois havia centenas de softwares disponíveis quando foi lançado no Brasil.

As principais modificações foram a saída de som através do sinal RF para a TV (o ZX Spectrum contava com alto-falante interno), e a incorporação dos comandos UDG (User Defined Graphics, gráficos definidos pelo usuário), com os caracteres acentuados do português e do espanhol, e TRACE, para "debugar" programas em BASIC. Além disso, o TK contava com um editor de caracteres UDG (comando 'UDG 2') em ROM,[1] o que tornava fácil e muito simples a mudança (tipo personalização) de caracteres, algo que é e foi muito apreciado por fãs deste equipamento até os dias atuais.

Os problemas de incompatibilidade foram parcialmente resolvidos com o lançamento do sucessor do TK90X, o TK95.[2]

Versões[editar | editar código-fonte]

Foram produzidas duas versões, variando a quantidade de memória RAM: 16 ou 48KB.[1]

Foi vendida também uma versão de 48KB que vinha com uma Light Pen na mesma caixa.

Especificações técnicas[editar | editar código-fonte]

A tela inicial do TK90X

Armazenamento[editar | editar código-fonte]

O armazenamento e leitura de programas no TK90X era feito através de gravador e fita cassete comuns. Também era possível conectar periféricos como unidade de disquete e impressora através de kits de expansão produzidos por terceiros. Porém, esses acessórios nunca chegaram a se tornar populares devido aos preços elevados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d «Microdigital TK90X». Old-Computers.com. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  2. «Microdigital TK95». Old-Computers.com. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]