TRIZ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2014).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

TRIZ é uma sigla russa que significa a orientação do uso de recursos existentes num sistema, ou uma resolução de problemas, com análise e previsão. TRIZ é uma metodologia sistemática, orientada ao ser humano, baseada em conhecimento, para a solução inventiva de problemas[1] .

Contendo heurísticas para a solução de problemas, cujas fontes originais de informações são patentes, faz uso de efeitos descobertos nas ciências naturais e na engenharia para a solução de problemas e orienta o levantamento e utilização de conhecimentos referentes ao domínio do problema específico a ser solucionado[2] .

A TRIZ é orientada ao ser humano porque suas heurísticas são para uso humano, não computacional, especialmente eficaz na solução conceitual de problemas, na qual o computador não consegue competir com o cérebro humano, conténdo métodos estruturados para orientar a solução de problemas e considera a situação problemática, a solução e o processo de solução como sistemas[3] [4] [5] .

Além de defini-la como metodologia, é possível entender a TRIZ em níveis mais altos, como sendo uma filosofia, uma ciência ou como sendo o estudo da excelência ou em níveis mais baixos, como um conjunto de métodos para a formulação e resolução de problemas.[carece de fontes?]

Referências

  1. Hua, Z.; Yang, J., Coulibaly, S. and Zhang, B.. (2006). "Integration TRIZ with problem-solving tools: a literature review from 1995 to 2006". International Journal of Business Innovation and Research 1 (1-2): 111–128.
  2. TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) Numa.org
  3. Barry, Katie; Domb, Ellen and Slocum, Michael S.. Triz - What is Triz. The Triz Journal. Real Innovation Network. Página visitada em 2 October 2010.
  4. Sheng, I. L. S.; Kok-Soo, T.. (2010). "Eco-Efficient Product Design Using theory of Inventive Problem Solving (TRIZ) Principles". American Journal of Applied Sciences 7 (6): 852–858.
  5. http://www.triz-journal.com/whatistriz.htm
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.