TRON Project

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, TRON Projetct (em inglês) e melhore este artigo conforme o guia de tradução.

TRON é um projeto para o kernel de um sistema operacional de tempo real aberto, e é um acrônimo para "The Real-time Operating system Nucleus". O projeto foi iniciado pelo Prof. Dr. Ken Sakamura da Universidade de Tóquio, em 1984. O objetivo do projeto é criar uma arquitetura de computador e rede ideais, que atendam todas as necessidades da sociedade.

O derivativo TRON Industrial(ITRON) foi um dos sistemas operacionais mais utiliados no mundo em 2003, estando presente em bilhões de dispositivos eletrônicos tais como celulares, eletrodomésticos e até mesmo carros. O sistema operacional é principalmente usado por companhias japonesas, embora interesso no ITRON esteja crescendo mundialmente. No entanto, foi notado que existem muitas informações erradas acerca do projeto TRON entre os ocidentais, devido a maioria de sua documentação ser em japonês.

O projeto TRON foi integrado ao T-Engine Forum em 2010.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

TRON em si não especifica nenhum código fonte para o kernel, ao invés disso apresenta "um conjunto de interfaces e diretrizes de projeto" para criar o kernel. Isso permite que diferentes companhias criem suas próprias versões do TRON, baseando-se nas especificações, o que pode ser adaptado para cada microprocessador.

Enquanto a especificação do TRON está disponível publicamente, implementações podem ser proprietárias, a discrição de cada implementador.

Subarquiteturas[editar | editar código-fonte]

O framework TRON define uma arquitetura completa para diferentes unidades computacionais:

  • ITRON (Industrial TRON): uma arquitetura de sistemas operacionais de tempo real para sistemas embarcados; este é o uso mais popular da arquitetura TRON.
  • BTRON (Business TRON): para os computadores pessoais, workstations, PDAs, principalmente como a interface homem-máquina em redes baseadas na arquitetura TRON.
  • CTRON (Central e Comunicações TRON): para computadores mainframe, e equipamentos digital switching.
  • MTRON (Macro TRON): para intercomunicação entre os diferentes componentes TRON.
  • STRON (Silicon TRON): implementação em hardware de um kernel de tempo real.

Codificação de Caracteres[editar | editar código-fonte]

  • TRON possui um sistema de codificação de caracteres próprio, ao ínves de usar Unicode.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 1984 o projeto TRON foi lançado oficialmente. Em 1985, a NEC anunciou a primeira implementação do ITRON baseada na especificação ITRON/86. Em 1986 a TRON Kyogikai (Associação TRON não incorporada ) foi estabelecida,a Hitachi anunciou a sua implementação ITRON baseada na especificação ITRON/68K, e o primeiro simpósio do projeto TRON é realizado. Em 1987, Fujitsu anuncia uma implementação ITRON baseada na especificação ITRON/MMU, Mitsubishi Electric anuncia uma implementação ITRON baseada na especificação ITRON/32, e a Hitachi introduz o microprocessadores Gmicro/200 32bit, baseado na especificação TRON VLSI CPU. Em 2004, o prefeito de Tóquio, Shintaro Ishihara mencionou "Tron foi morto uma vez pelo ex-ministro do Comércio Internacional e da Indústria, Hashimoto, porque ele estava, aquela altura, sob pressão dos Estados Unidos." Essa história é apoiada por um artigo na página web do projeto TRON, citando lobbying da Microsoft.

Administração[editar | editar código-fonte]

A administração do Projeto TRON era feita pela TRON Association, mas foi integrado ao T-Engine Forum em 2010, que subsequentemente tomou conta do andamento do projeto.

T-Engine[editar | editar código-fonte]

T-Engine Forum é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve especificações abertas para o ITRON, T-Kernel e ubiquitous ID architecture. O CEO da T-Engine Forum é o Dr. Ken Sakamura. Em Julho de 2011 haviam 266 membros no T-Engine forum. Membros do comitê executivo incluem gigantes japonesas como Fujitsu, Hitachi, NTT DoCoMo e Denso. Membros nível-A que estão envolvidos no projeto e desenvolvimento de especificações para T-Engine e T-Kernel, ou da tecnologia Ubiquitous ID inclui companhias como eSOL, NEC e Yamaha Corporation. Membros nível-B que estão envolvidos no desenvolvimento de produtos usando a especificação T-Engine e T-Kernel inclui companhias como ARM, Freescale, MIPS Technologies, Mitsubishi, Robert Bosch GmbH, Sony Corporation, Toshiba and Xilinx. Os membros apoiadores e membros acadêmicos envolvidos com o fórum incluem muitas universidades tais como a Universidade de Tóqui no Japão e a Universiade Marítima de Dalian, na China.

MicroScript[editar | editar código-fonte]

MicroScript é uma linguagem de programação de alto nível, graficamente orientada, criada pela Personal Media Corporation para o TRON. É similar ao HyperTalk dos computadores Apple. Focada principalmente em usuários finais com pouca ou nenhuma experiência em programação, mas também usada como ferramenta de desenvolvimento por programadores profissionais do BTRON para portar software entre variantes TRON, e para facil e rapidamente escrever drivers de despositivos para hardwares. MicroScript é baseada em, e faz uso extensivo do, TRON Basic Text Editor and Basic Figure Editor.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

TRON Project[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

ITRON[editar | editar código-fonte]

BTRON[editar | editar código-fonte]

MTRON[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.