TSF Rádio Notícias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

TSF-Rádio Notícias é uma rádio portuguesa, de cariz informativo, com notícias de meia em meia hora. A primeira emissão em 29 de Fevereiro de 1988 era "pirata", ainda não estava legalizada na epoqua. Emissões privadas ainda não eram permitidas em Portugal . Desde 2008 a TSF tem como director o jornalista Paulo Baldaia.1

Historia[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1989, a cooperativa original incluía algumas figuras históricas da rádio portuguesa, como Emídio Rangel, David Borges ou Fernando Alves e adaptou o nome TSF por analogia com a designação tradicional abreviada de Telefonia Sem Fios,2 que era como se chamava a rádio nos seus primórdios. A estação de rádio, a princípio designada TSF-Rádio Jornal, teve como sócios fundadores a Cooperativa TSF, um grupo de O Jornal e a FNAC - Fábrica Nacional de Ar Condicionado. Tem a classificação de rádio regional, mas cobre em FM o norte e centro do país, além de deter várias rádios locais no sul, chegando a grande parte do território continental português. Pode também ser escutada pela internet em todo o mundo. Possui uma razoável rede de correspondentes internacionais e é actualmente propriedade do grupo Controlinveste Media, em consequência de Joaquim Oliveira ter adquirido partes da holding Lusomundo à PT Multimédia.

Programas[editar | editar código-fonte]

De manhã, o programa mais carismático é o chamado "Fórum", onde diariamente a seguir ao noticiário das 10 horas e de segunda a sexta-feira, se discute um problema da actualidade e onde os ouvintes podem participar, através do telefone. Este programa é tão popular que muitas outras rádios como a rádio Antena 1, canais de televisão como a SIC Notícias, através do seu programa "Opinião Pública" e a RTP Informação imitaram o modelo, criando também programas em que os ouvintes participam, comentando o tema do dia.

Ao fim da tarde, depois das notícias das 19 horas, no programa "Pessoal e Transmissível",3 Carlos Vaz Marques entrevista figuras públicas de diversas áreas, com destaque para gente da cultura (escritores, músicos, pintores) e da ciência. Ao sábado, de manhã, tem lugar o programa Terra a Terra transmitido directamente de um determinado lugar do país.

Existiu na antena da TSF, até Maio de 2009, um programa de humor "Denise e Maria Delfina" em que participaram Ana Bola e Maria Rueff conhecida esta última, pela sua personagem "Zé Manel Taxista". O espaço de humor está entretanto atribuído a Bruno Nogueira com o "Tubo de Ensaio". Entre outros programas, à noite a partir das 22 horas a TSF teve no ar o programa A Idade da Inocência em que eram transmitidas canções de décadas já passadas em especial a década de 70 e de década de 80 apresentado por Margarida Pinto Correia e Luís Ferreira de Almeida.

Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares – num programa moderado por Carlos Vaz Marques – são o "Governo Sombra".4 "Um governo que não decide. Uma equipa ministerial sem consenso. Um conselho de ministros que convive bem com as fugas de informação." Governo Sombra, o programa de debate da actualidade na TSF, vai para o ar todas as sextas-feiras ao fim da tarde, depois das 19h00, com repetição aos sábados, à uma da manhã e ao meio-dia. Tem como lema: "Eles querem, podem, mas não mandam."

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.publico.pt/media/noticia/paulo-baldaia-e-o-novo-director-da-tsf-1316855
  2. http://www.landelldemoura.qsl.br/teleg_sem_fios_portugal.htm
  3. http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?audio_id=1706710&content_id=917512
  4. http://www.tsf.pt/blogs/governosombra/default.aspx

Ligações externas[editar | editar código-fonte]