TT da Ilha de Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joey Dunlop em sua Honda RC30 após Kate's Cottage na Ilha de Man 1992.

A TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man ou Isle of Man TT, é uma corrida de motocicleta realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, entre a Irlanda e Reino Unido.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Realizada desde 28 de maio de 1907, e conhecida como "A Corrida da Morte", o TT da Ilha de Man foi por muitos anos a corrida de motocicletas mais prestigiosa e perigosa do mundo. Ela integrava o Campeonato Mundial de Motovelocidade até 1976, mas os principais pilotos já a boicotavam antes disso por razões de segurança.

Ela é disputada num circuito de 60 km em rodovias sem limite de velocidade, um dos motivos por ser realizada neste local, cruzando montanhas e vilarejos. Sem áreas de escape, já vitimou, até a edição de 2013, duzentos e quarenta competidores ao longo de mais de 100 anos de tradição, interrompidas apenas pela Primeira e Segunda Guerras Mundiais e em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.

Os maiores vencedores são: Joey Dunlop com 26 vitórias em 78 participações; John McGuiness com 20 vitórias, Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 participações; Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações; Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações; Phill Read com 8 vitórias em 33 participações e John Surtees com 6 vitórias em 11 participações.

Por marcas podemos citar: Honda com 111 vitórias; Yamaha com 105 vitórias; Norton com 43 vitórias; MV Agusta com 34 vitórias; BMW com 30 vitórias e Suzuki com 28 vitórias.1

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre TT da Ilha de Man
Ícone de esboço Este artigo sobre motociclismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.