TV Educativa do Espírito Santo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TVE Espírito Santo)
TV Educativa do Espírito Santo
Rádio e Televisão Espírito Santo
Vitória, Espírito Santo
Brasil
Tipo Pública
Canais Digital: 20 UHF
Virtual: 2 PSIP
Outros canais ver mais
Analógico:
02 VHF (1974-2017)
Sede Vitória, ES
Slogan Capixaba como você
Rede TV Cultura
Rede(s) anterior(es) TVE Brasil (1977-1997)
TV Brasil (2007-2018)
Fundador(es) Artur Carlos Gerhardt Santos
Pertence a Rádio e Televisão Espírito Santo
Proprietário(s) Superintendência Estadual de Comunicação Social (Governo do Estado do Espírito Santo)
Presidente Igor Pontini Mesquita
Fundação 13 de junho de 1974 (49 anos)
Prefixo ZYP 606
Prefixo(s) anterior(es) ZYA 532 (1974-2017)
Emissora(s) irmã(s) Rádio Espírito Santo
Cobertura Região Metropolitana de Vitória
Coord. do transmissor 20° 19' 06.3" S 40° 21' 09.6" O
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial tve.es.gov.br

TV Educativa do Espírito Santo (também conhecida como TV Educativa ES ou TVE ES) é uma emissora de televisão brasileira, sediada em Vitória, no estado do Espírito Santo. Opera no canal 2 (20 UHF digital) e é afiliada à TV Cultura. Pertence à Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV/ES), autarquia vinculada à Superintendência Estadual de Comunicação Social (SECOM).[1]

História[editar | editar código-fonte]

Esta emissora surgiu da ideia de levar aos telespectadores a educação através das ondas televisivas. O conceito das TVs Educativas surgiu no início da década de 1960, quando apareceram diversas emissoras desse segmento no Brasil, através de parceiras público-privadas.

Após anos de especulações sobre a entrada em funcionamento da nova televisão dos capixabas, finalmente a TVE-ES entrou no ar no dia 13 de junho de 1974, através da iniciativa do Governo do Estado, na administração de Artur Carlos Gerhardt Santos (1971-1975). Inicialmente, os programas transmitidos eram todos da TV Cultura de São Paulo, fazendo com que os programas locais não existissem. Dessa forma, a TVE-ES surgiu somente como uma repetidora de programação. Isso era bastante comum naquele contexto.

Na década de 80, já como afiliada da TVE Brasil, a emissora chegou a produzir 14 programas locais. Foram "os anos de ouro" do canal. Nessa época, se destacaram os programas "Fanzine" e "Primeira Pessoa", além do infantil de sucesso "Rataplan" e do "Espaço Dois", no ar entre 1978 e 1989, hoje reintegrado à grade.

Em 1991, entrou no ar um programa de destaque: "O Povo na TV". O programa era ao vivo, com participação popular direto de praças públicas. A população reclamava e reivindicava seus direitos, enquanto autoridades do poder público respondiam diretamente do estúdio. Na praça, o programa era ancorado pelos jornalistas Cláudio Figueiredo, Gerusa Conti e Guilherme Klaws. No estúdio, a apresentação ficava por conta dos jornalistas Cristina Abelha e Elias Mugrabi. Era um programa de prestação de serviço e saiu da grade da emissora três anos depois, em 1994.

Em 1997, passou a transmitir a programação da TV Cultura.

Em 2004, o transmissor da emissora sofreu um curto-circuito e parou de funcionar. A compra de um novo custou aos cofres públicos em torno de R$500 mil. Até a chegada deste transmissor, o canal operou em baixa potência, atingindo apenas alguns municípios da Grande Vitória.

Em 2007, com a criação da TV Brasil, a TVE-ES passou a transmitir a programação da mesma em misto com a TV Cultura. Em 2009, A TVE-ES deixou a emissora paulista e passou a exibir integralmente a programação da emissora da EBC.

Em 2016, a emissora passou a ser transmitida em alta definição (HD), porém alguns programas locais ainda eram produzidos em SD. Em 12 de março de 2018, após 9 anos, a emissora trocou de afiliada da TV Brasil para a TV Cultura.[2] Anteriormente, a Cultura tinha seu sinal retransmitido pela Vibe TV (atual TV UVV), que atualmente é afiliada da Canal Futura.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
2.1 20 UHF 1080i Programação principal da TVE ES / TV Cultura
2.2 480i Widescreen TV Educação
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TVE ES, bem como as outras emissoras de Vitória, cessou suas transmissões pelo canal 2 VHF em 25 de outubro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Sucateamento[editar | editar código-fonte]

No dia 20 de maio de 2014, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipublicos) denunciou, em uma matéria postada no site oficial, o sucateamento e as péssimas condições na sede da emissora localizada no bairro Mário Cipreste. É comum, nos arredores da emissora, próximo a rodoviária da cidade, usuários de drogas e bandidos se esconderem no matagal atrás da emissora para usar drogas ou se esconder após assaltos à população na região.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]